MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2024

Professor da UFSCar lança biografia de precursor do conto na América Latina

 


Contato para esta pauta

Nome do jornalista: Denise Britto                 

E-mail: denisebritto@ufscar.br


Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Telefone: (16) 99707-7241           E-mail: ccs@ufscar.br

www.ufscar.br


Além da biografia, professor Wilson Alves-Bezerra lança tradução do maior livro de contos de Horacio Quiroga

Um dos livros que será lançado no dia 27/8 (Imagem: Divulgação)

No dia 27 de agosto, terça-feira, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o primeiro de vários eventos de lançamento da primeira biografia, em Língua Portuguesa, sobre o primeiro grande contista da América Latina, o uruguaio Horacio Quiroga. O livro "O anarquista solitário: uma biografia de Horacio Quiroga" tem autoria do professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, Wilson Alves-Bezerra. Na ocasião, também será lançada a obra "Os desterrados", o maior livro de contos de Quiroga, de 1926, com tradução de Alves-Bezerra.

Horacio Quiroga (Salto, 1878-1937) foi um precursor do conto na América Latina. Influenciou autores tão diversos quanto Monteiro Lobato, Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Enrique Vila Matas e Alan Pauls. Escreveu contos que se tornaram clássicos do terror, como "O travesseiro de pena", "A galinha degolada" e "O solitário". Foi um dos primeiros críticos de cinema do continente. Teve uma vida cheia de aventuras: passou parte dela na selva de Misiones, no nordeste da Argentina; viajou ao Brasil para as celebrações do centenário da Independência; conheceu pessoalmente Monteiro Lobato e Oswald de Andrade; foi namorado, durante anos, da poeta suíço-argentina Alfonsina Storni.

A biografia escrita por Wilson Alves-Bezerra busca reconsiderar o papel das mulheres na vida do contista, invisibilizado por seus biógrafos clássicos, como Asdrúbal Delgado, Brignole e Emir Rodríguez Monegal. A dimensão íntima do autor, aliada ao processo de publicação de seus principais livros, suas sucessivas mudanças de casas, viagens e análise de seu legado, tornam esse um livro obrigatório para pensar sobre a literatura das primeiras décadas do século 20.

No lançamento das obras, participarão como debatedores os docentes do Departamento de Letras (DL) da UFSCar Cilza Bignotto e Gustavo Borghi. O evento é promovido pela Editora Iluminuras e, na ocasião, a Livraria da EdUFSCar fará a venda dos livros. O debate será no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), no edifício AT 2, localizado na área Sul do Campus São Carlos, a partir das 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário