MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de setembro de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 28/09/2024

 

Piriri oficial

A reta final do (des)governo de Marão em Ilhéus tem muitos secretários e assessores novatos. Diz a lenda que um desses novos acabou mijando nas calças porque não sabia onde ficava o banheiro. Não deu tempo de descobrir...

Os dois “são time do Lula”

Os dois candidatos fazem parte do mesmo balaio de gatos ligado ao PT estadual. Bento 69, do PSD, e Ai Dela, do PT, são do mesmo time e, para a cúpula petista, tando faz quem deles ganha, a influência na cidade continua a mesma.

A novidade estourando

Os dois deviam se preocupar é com Valdemorte Junior, que está muito forte e pode acabar com muitos anos de esquerda incompetente em Ilhéus. A cidade está no mesmo lugar de quando a esquerda começou a mandar nela.

Caindo da cama

pf na porta O bicho pegou nesta semana, quando o prefeito de Ilhéus, Marão, acordou com o Uber Black da Polícia Federal na sua porta. Ainda de pijamão listrado e ramela nos olhos, ele viu os policiais federais passando um pente fino em sua casa.

Nem escovou os dentes

Outro que acordou com a PF na porta foi o ex-secretário Bento 69. Depois de ser bajulado e abraçado num evento na quarta à noite, ele nem tinha tomado café na quinta quando a casa já era revirada para buscar provas e documentos.

Vingança de traído

A investigação é antiga, mas ganhou fôlego com uma delação premiada. Quem mandou tratar mal os cúmplices da quadrilha? Pois é. A delação levou à operação, que encontrou R$ 700 mil, em espécie, na casa de um empresário.

Os mimos para Marão

Segundo o MP, esse empresário pagou propina a Marão e Bento. Até o carro novo da esposa de Marão foi "presente propina" do empresário. Mas as propinas não eram só em dinheiro ou carro. Também incluíam coisas... calientes.

Não acreditamos nisso

Segundo a PF, os empresários de coleta de lixo e terceirização de mão de obra bancavam até farras e festas de Marão com "amigas". A gente acha isso uma calúnia. Imagine achar que Marão, um homem tão recatado, gosta de farras...

Cotações do câmbio

Sem pesquisas registradas, a gente não pode comentar números. Mas em Itabuna uma nota de Guto vale quase o dobro de um Panc. O troco pode ser dado em Francs. Já em Ilhéus o câmbio entre Réis e Délis é quase de um por um.

A gulodice do PT

O sinistro Rui B. Osta confirmou que quer concorrer ao Senado em 2026, o que alimenta fogaréu de bastidores. Com Rui e Wagner candidatos ao Senado e Zeronimo na reeleição, como ficam aliados como Coronel Ângelo? No vento?

PT deixado de fora

Nos bastidores já se conversa sobre formar uma chapa de PSD e Avante sem o PT. Ronaldo Carletto poderia se lançar ao governo, com Coronel Ângelo para o Senado. Ainda sobraria uma vaga do senado e a vice para atrair outro partido, MDB ou PSB.

Brigando pelo lixo

O inquérito da corrupção em Ilhéus tem detalhes saborosos. Por exemplo, a disputa de Marão e Bento pela propina do lixo. Bento recebia propinas da empresa que fazia a coleta, mas Marão recebeu oferta de outra empresa do setor.

No final, tudo em casa

Pelo acerto, Marão ficaria com metade de todo o lucro na nova empresa. Só que para isso ele teria que tirar de campo a empresa que pagava a santa propina ao Papa Bento 69. No final, devem ter chegado a um acordo e dividido os espólios.

Ataque de desespero

pancada A eleição estava até morna em Itabuna, até a hora em que Pancadão da AFI viu as pesquisas internas, se desesperou e começou a apelar para os ataques do programa eleitoral. Já foi punido pela Justiça, mas deve continuar insistindo.

Armou e se deu mal

Ele desenterrou a narrativa de “funcionários fantasmas”, que se provou ser falsa há muito tempo, atacou Augusto com gosto e acabou em desgosto. Foi condenado a deixar ele usar as redes da pancadaria para responder aos ataques.

Boato sem noção

Mas em Ilhéus a coisa está pior, com o pessoal soltando boatos de que Coronel Resende ia renunciar à candidatura para apoiar outro candidato. Resende já negou e não faria nenhum sentido. O PL estadual já investiu R$ 400 mil nele.

O rio caminha pro mar

Na reta final, muitos candidatos a vereador resolveram mudar de lado. Em Ilhéus, a pulação está indo de Ai Dela Dinheiro, Bento e Resende para Valdemorte Jr. Em Itabuna, as puladas parecem caminhar na direção de Augusto.

O rebaixamento de Gelado

A assombração política Gelado Limões pulou a cerca e foi dormir com Pacadão da AFI achando que ia virar a dona da casa e desfilar nas festas. Descobriu que ninguém liga. Só fez passar de amante a garota de programa, descartável.

A pamonha está assando

O prefeito postiço de Canavieiras, Paulo Pamonha, pode ter uma surpresa mais desagradável que comer caranguejo estragado. Depois de lotear a Prefeitura para Roni Rôla, Caquinha de Doguinho e Nizão Valentão, vem bomba por aí.

Vai ferrar todos

As candidatas do partido dele estão enfurecidas com Nizão e, como sabem que Pamonha não vai botar coleira nele, conversam sobre renúncia coletiva das candidaturas. Sem elas, o Avante não cumpre a lei de cotas e fica todo inelegível, de prefeito a vereadores.

Apelando para os exús

Num "semi" debate em Ilhéus, onde só dois candidatos foram, coronel Resende passou mal e teve que ir embora mais cedo, deixando o resto do tempo só para Ai Dela. Não demorou para alguém sugerir que ela "fez despacho" para ele.

Um crime, duas medidas

Como desgraça pouca é bobagem, o PSD soltou uma nota abandonando seu candidato Bento 69 e sugerindo que ele renuncie à candidatura "pela ética". Mas aí o PSD também devia pedir a renúncia de Marão, o centro do escândalo.

Tudo é custo/benefício

É idiotice chamar candidato que falta a um debate de "fujão". Tem que ver se o debate tinha audiência. Às vezes tem mais eleitores na padaria tomando cafezinho com o candidato do que assistindo ao debate. Tempo é moeda essencial.

Não respeita nada

Em mais uma trapalhada de baixo nível, Pancadão da AFI tentou “roubar” o dia marcado para a caminhada de Chico França na Cinquentenário, neste sábado. A definição foi feita pela Justiça eleitoral e todos os candidatos aceitaram.

Cutucando a ferida

Pancadão da AFI convocou seus eleitores para fazer um ato no mesmo dia e horário. Chico não deixou barato: “O que se pode esperar de um político que não cumpre um acordo firmado na Justiça Eleitoral? Vai cumprir as promessas?” disparou.

Promessômetro

Os políticos sempre acham que o eleitor é idiota. Só isso explica as promessas de Ai Dela Dinheiro, do mesmo PT que não cumpre as que fez nas últimas eleições. Ela só falta prometer chafariz com cerveja e bolsa iPhone aos otários.

Mantendo a tradição

Uma das razões de ACM Neto abandonar Capetão Azêdo é a mania dele de fechar com todo mundo e não fechar com ninguém. Depois que saiu fora fez mistério dizendo que “na hora certa” ia revelar quem apoia. Será depois da eleição?

Sem respeito pelo cargo

Pancadão da AFI se elegeu vereador com apoio de Augusto. Largou o mandato no meio para ser deputado. Hoje quer largar o de deputado no meio para ser prefeito. Além de ingrato, será que ele também largaria a prefeitura no meio?

Fujão de 2 em 2

No programa Mesa Pra 2, da Morena FM, Pancadão da AFI alegou que larga os mandatos pela metade “porque o povo chama”. Quer dizer que se o “povo chamar” para ser deputado federal em 2026 ele abandona Itabuna na mão do vice?

Nenhum comentário:

Postar um comentário