Mercado de tableware desperta a atenção dos brasileiros e avança
*Por Fernando Perfeito
Quando falamos de mesa posta, logo imaginamos um conceito dos anos 60. Em toda lista de casamento existiam conjuntos de jantares de 24 peças e itens de cristal que eram usados apenas em momentos de celebração. Porém, muito disso mudou. O empoderamento feminino, a ascensão da geração millenials e sua cultura de experiência, e a revolução imobiliária, mudaram o mercado de tableware por completo, principalmente depois da pandemia.
Quando a COVID-19 trancou todas as pessoas dentro de casa, foi necessário rever a experiência de comer e beber. As mesas de jantar se tornaram mais raras, e as de varanda, mais comuns. O hábito de se reunir dentro de casa com a família e amigos migrou da cozinha para espaços gourmet. A experiência de receber se tornou até mais importante que a culinária.
Este simples novo hábito foi capaz de revolucionar o mercado nacional e assim, fazer com que brasileiros se aproximassem de um comportamento muito comum no continente europeu, principalmente na Itália: a preservação do momento sagrado do comer e beber, mesmo que em mesas pequenas e com poucas pessoas. Diferente do conceito norte-americano de fazer refeições em pé e comer porções de preparo rápido, na Europa há uma maior ênfase na experiência do se alimentar. Sempre haverá uma mesa posta com panos, bons talheres, pratos de qualidade e taças adequadas que precedem comidas bem-preparadas.
Esta ideia de ótima experiência encontrou uma reverberação importante na geração millenials que valoriza o momento presente, acima da ação de posse. Além disso, durante a pandemia de coronavírus, as pessoas começaram a valorizar ainda mais os momentos em casa com a família e amigos, se aproximando da mesma experiência italiana do ato sagrado de experimentar uma boa comida e conversas.
Acompanhando este movimento veio a indústria imobiliária, que passou a ofertar nas novas unidades cada vez mais espaços gourmets integrados, reduzindo a sala de jantar e cozinha. Assim, hoje, é comum o ato de convidar amigos para confraternizar em casa e conhecer seu estilo de vida. Segundo pesquisa realizada pela Archademy, plataforma online de arquitetura e design de interiores, diversas das reformas realizadas no Brasil no período da pandemia, focaram em residências e 47,5% estiveram relacionadas com mudanças nos ambientes de convivência.
O conceito que segue em expansão
Assim, o conceito de mesa posta atualmente, é válido para o dia a dia. Desde o uso de peças especiais para um momento pessoal ou com a família, até a hora da confraternização com os amigos na sexta feira. Todos se tornam momentos para celebrar a vida. Hoje, utensílios e artigos de mesa são utilizados no cotidiano, não ficando mais encostados dentro de uma cristaleira ou armário.
Consequentemente, este novo comportamento das pessoas causou uma revolução no mercado de varejo de tableware premium no Brasil. Diferente do segmento na Europa, que é dominado pelas lojas de departamento, no Brasil, é guiado por revendedores e redes regionais especializadas que migraram da venda de utilidades domésticas para a mesa posta, e estes estão tendo destaque. Nestes espaços é possível encontrar itens de grandes marcas europeias que passaram a ser distribuídos no Brasil e profissionais que fornecem ideias de como decorar as mesas de várias formas, ou seja, que realizam um atendimento personalizado.
É importante ressaltar que de acordo com a Business Research Insights, organização que oferece análises especializadas e inteligência de mercado, o tamanho do setor global de utensílios de cozinha e domésticos deve atingir mais de US$ 41 milhões até 2031, o que abre ainda mais portas para o varejo de tableware premium.
Assim, mais do que nunca, os brasileiros buscam por ótimas experiências que tragam significado, e esse movimento deve continuar, influenciando diretamente no contínuo avanço do setor tableware. Uma mesa posta bonita hoje é mais do que simplesmente decoração ou status, é sinônimo de trazer mais vida para a própria vida.
*Fernando Perfeito é Diretor de Marketing e Vendas da Brazil Electronics, importadora especialista em marcas tradicionais e que é a distribuidora exclusiva autorizada no Brasil de itens da Guzzini, marca italiana icônica de itens para casa e cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário