Futurecom incentiva responsabilidade social e sustentabilidade - Contribuir
para um mundo ambientalmente responsável, socialmente justo e
economicamente viável é um dos objetivos do evento da Informa Markets
com o programa Faster Forward
São Paulo, julho de 2024 – O FUTURECOM
– maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América
Latina – assume a sustentabilidade e a responsabilidade social como
forma de desenvolver o interesse nas empresas e nas pessoas por um
movimento transformador que construa coletivamente um futuro em favor do
meio ambiente, em defesa dos recursos naturais e da igualdade de
condições para as gerações futuras.
Para orientar todas as ações
nesse sentido, a detentora do Futurecom, Informa Markets, desenvolveu o
programa “Faster Forward” para negócios sustentáveis, estruturado em
três partes, com compromissos e atividades que abrangem as operações de
todas as marcas e produtos do grupo. O programa se divide em Faster to Zero - Mais rápido ao zero; Sustainability Inside - Sustentabilidade por dentro; e Impact Multiplier - Multiplicador de Impacto.
Segundo Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom,
os fundamentos do ESG devem ser encarados como aliados dos negócios com
eficiência e responsabilidade ambiental para transformar a sociedade de
forma sustentável.
“Precisamos expandir a aplicação da
tecnologia para atender a demanda por bens e serviços mais eficientes e
sustentáveis, além de promover a observância de premissas de governança
compatíveis para o balanceamento de recursos físicos e naturais com o
retorno sustentável de investimentos e a capacitação e o letramento
digital da sociedade como um todo”, enfatiza.
Estrutura
O primeiro objetivo do Faster Forward – Faster to Zero –
é neutralizar a emissão de carbono até 2025, o que no Brasil a empresa
praticamente alcançou em todos os seus produtos. A Informa Markets impôs
a meta de ser um negócio de zero desperdício e zero carbono líquido. No
pilar Impact Multiplier - Multiplicador de Impacto, a
finalidade é influenciar todo o ecossistema em que a empresa está
inserida a incorporar a sustentabilidade em todas as suas ações. A
principal delas é causar impacto positivo ao gerar condições de melhoria
do acesso ao conhecimento especializado, ajudar as pessoas a se
conectarem com mais eficiência e investir nas comunidades da Informa
Markets. Por meio dessa conexão, a informação chega àqueles que buscam
acesso a conhecimentos especializados e uma rede de profissionais. As
plataformas digitais como o Futurecom são redes de conhecimento capazes
de aperfeiçoar a capacitação de profissionais, além de promover a
atualização tecnológica para a qualificação de mão de obra.
Por fim, o conceito Sustainability Inside
é o que incorpora em todas as ações e marcas a sustentabilidade. Nesta
divisão do programa Faster Forward foi criado um projeto que inovou a
construção dos estandes em eventos presenciais com desperdício zero –
objetivo que deve ser alcançado até 2030. Segundo Hermano Pinto,
“incentivamos montadoras e expositores a empregarem materiais
reutilizáveis na montagem de seus estandes como forma de
conscientizá-los a diminuir a geração de resíduos”. Exemplo de ações
nesse sentido é o uso de carpete feito de PET reciclado, sendo 80%
reutilizado de eventos anteriores. Os resíduos pós-evento são
encaminhados para reciclagem e transformados em novos produtos.
No
campo da responsabilidade social, o Futurecom, assim como todos os
eventos da Informa Markets, tem o compromisso de contribuir com um valor
de pelo menos 1% do lucro antes de impostos para grupos comunitários
até 2025, defender a diversidade e a inclusão e criar valor para as
cidades anfitriãs. Na prática, isso representa contratar Pessoas com
Deficiência (PCD) em parceria com o programa PAE (Programa de atendente
eficientes); oferecer cadeiras motorizadas para acessibilidade nas áreas
de exposição e congressos; apoiar as iniciativas da Safrater, ONG que
acolhe famílias de alta vulnerabilidade social, além da iniciativa
Serenidade do Toque, que tem o intuito de formar e capacitar pessoas com
deficiência visual na arte da massoterapia.
Araceli
Silveira, vice-presidente de Sustentabilidade e Audiência da Informa
Markets, revela que o papel de uma organização como a Informa Markets é
ajudar toda a comunidade de tecnologia, inovação e conectividade a
melhorar a sua própria sustentabilidade. “Precisamos ligar as pessoas às
redes e ao conhecimento de que necessitam para auxiliá-las em relação
aos grandes desafios do futuro”, afirma. “Em um setor dinâmico e
inovador como o de tecnologia e conectividade, enfrentamos desafios
significativos como as emissões de carbono associadas às operações e
infraestrutura tecnológica. No entanto, enxergamos esses desafios como
oportunidades para inovar, buscar soluções eficientes e promover
práticas mais sustentáveis.”
Sobre o Futurecom
Futurecom
é uma plataforma B2B que conecta as principais verticais de negócios o
ano inteiro, apresentando soluções para o seu negócio, por meio de
conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em
todos os ambientes: digital, físico e híbrido.
Futurecom é o
parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar
leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um
melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.
Sobre a Informa Markets
A
Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados
especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio
global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo
mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição,
Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia
e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e
parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver
experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos,
conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado,
construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e
mercados 365 dias por ano.
Assessoria de Imprensa Futurecom
DFREIRE Comunicação e Negócios Tel.: (11) 5105-7171 Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br – (11) 99299-0411 Vera Aranha – vera@dfreire.com.br - (11) 99360-1451 Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br – (13) 99741-8833 Elisabete Leandro – beteleandro@dfreire.com.br – (11) 99616-2885 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário