MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de setembro de 2024

Evento na Bahia discute gestão integrada de recursos hídricos na bacia do rio Carinhanha nos dias 3 e 4 de setembro

 



A população da bacia do Carinhanha poderá debater com ANA, SGB, IGAM e INEMA os desafios e potencialidades para o uso das águas superficiais e subterrâneas dessa região

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizarão no município de Carinhanha (BA) o evento Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Carinhanha: Construção Conjunta com os Usuários e Sociedade (BA/MG). O encontro ocorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Carinhanha, das 9h às 17h30, nos dias 3 e 4 de setembro. O propósito do encontro é construir uma gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na região, alinhada com a Lei das Águas, e fortalecer a articulação entre os diversos atores envolvidos nessa temática. Para mais informações, os(as) interessados(as) podem entrar em contato com a organização do evento através do e-mail: eventos@sgb.gov.br.

A partir desse evento, a ANA e o SGB, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), buscam estimular uma maior compreensão dos usuários das águas da bacia do rio Carinhanha sobre o processo de gestão integrada de recursos hídricos que está sendo construído. Além disso, a iniciativa visa a alavancar a participação social na região e ampliar a consciência da sociedade sobre a importância da gestão das águas da bacia para assegurar a disponibilidade do recurso ao atendimento das mais diversas demandas, incluindo a dos ecossistemas regionais.

No primeiro dia, a programação começará com a abertura oficial, seguida por uma contextualização do encontro e uma apresentação dos estudos realizados na bacia hidrográfica do rio Carinhanha. Viviane Cunha, do SGB, apresentará uma síntese dos estudos desenvolvidos e a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Márcia Gaspar abordará definições conceituais básicas aplicadas à bacia do Carinhanha. Também estão previstos momentos para interação com o público e discussões sobre a perspectiva dos usuários de recursos hídricos sobre o tema do evento. 

No segundo dia, o foco será em questões como chuvas, vazões, armazenamento e uso da água, além de águas subterrâneas da bacia. Os representantes do SGB, Éber José de Andrade Pinto, Thiago de Paula, Roberto Kirchheim e Camila Mattiuzi estarão presentes para tratar desses temas. A programação do dia incluirá debates técnicos e análises detalhadas sobre a gestão dos recursos hídricos. 

A reunião será encerrada com uma discussão sobre os encaminhamentos e o fechamento das atividades, buscando consolidar os resultados das discussões e propor ações para a continuidade da gestão integrada dos recursos hídricos na bacia do rio Carinhanha. 

O rio Carinhanha 

O rio Carinhanha nasce em Cocos (BA) e faz a divisa entre Minas Gerais e Bahia em grande parte do seu percurso de aproximadamente 450km até desaguar no rio São Francisco entre os municípios de Juvenília (MG) e Carinhanha (BA). O rio é um dos maiores afluentes do Velho Chico. 


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129 / 5495 / 98129-8288 (WhatsApp)

imprensa@ana.gov.br | www.gov.br/ana

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok

Nenhum comentário:

Postar um comentário