MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de julho de 2024

Tampinha Legal confirma presença no 3º Fórum de Economia Circular

 


O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto durante a feira Interplast, em Joinville, nos pavilhões da Expoville.

O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas, o Tampinha Legal, confirmou presença no 3º Fórum de Economia Circular. O evento, que estava programado para acontecer em maio na cidade de Canela, precisou ser adiado em virtude das últimas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e, por isso, está marcado para os dias 14 e 15 de agosto e acontecerá durante a Feira Interplast, em Joinville, Santa Catarina. 

Durante o Fórum, a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, apresentará o case do Tampinha Legal. “Este programa é, literalmente, a economia circular acontecendo na prática, pois a menor parte de uma embalagem, que é a tampa plástica, depois de reciclada retorna para a indústria e pode se transformar em novos artefatos, como potes e baldes. Ou seja, o Tampinha legal faz a economia circular, proporcionando sustentabilidade econômica, social e ambiental para toda a sociedade mas, principalmente, para as entidades assistenciais do terceiro setor participantes do programa”, destacou. 

Além de sediar o Fórum de Economia Circular, a Interplast, que é considerado um dos principais eventos do segmento do plástico no Brasil, também estará promovendo o RS Day, que acontecerá no dia 14 de agosto e faz parte da programação do Fórum. A proposta é divulgar e incentivar as indústrias do setor plástico do Rio Grande do Sul e suas tecnologias. O Tampinha Legal, que mantém uma sede de recolhimento de tampas plásticas em Porto Alegre, foi uma das organizações gaúchas afetadas pela enchente no estado. Durante o RS Day, Simara Souza vai conversar com os participantes sobre o trabalho que é realizado pelo programa e quais os desafios enfrentados durante este período. “Ficamos imensamente felizes e gratos com a iniciativa da Interplast. O Rio Grande do Sul está ultrapassando a sua pior crise climática e econômica e uma das formas mais coerentes de ajudar, é promover e dar visibilidade aos negócios gaúchos”, explicou Simara. 

Durante a Interplast, alguns artefatos plásticos são confeccionados pelos expositores e todo este material será transportado pelo Instituto SustenPlást para o Rio Grande do Sul e entregue para as entidades assistenciais participantes do Tampinha Legal. “Sabendo que o plástico é 100% reciclável e contribui financeiramente para o mantenimento de inúmeras entidades assistenciais do terceiro setor, é possível mensurar a grandiosidade desta ação. Diversas entidades assistenciais participantes do Tampinha Legal foram muito afetadas pela enchente, então receber a matéria prima da feira fará uma enorme diferença para a realidade que estão enfrentando neste momento”, finalizou Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást. 

Serviço 3º Fórum de Economia Circular

Data: 14 e 15 de agosto de 2024

Local: Interplast 2024 – Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Joinville - SC

Serviço RS Day

Data: 14 de agosto de 2024

Local: Interplast 2024 – Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Joinville - SC

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/rsday/2503192



O Tampinha Legal 

O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes. Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.




Visualizar todas as imagens em alta resolução





Bibiane Engroff
assessoriadeimprensa@tampinhalegal.com.br
(51) 98529-0296

Nenhum comentário:

Postar um comentário