MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Nordeste: No primeiro semestre, Demanda das Empresas por Crédito registrou queda em oito das nove Unidades Federativas, indica Serasa Experian

 

Serasa Experian


Análise nacional registrou alta de 2,6%, refletindo a recuperação econômica a partir da redução das taxas de juros do país

São Paulo, 29 de julho de 2024 – O primeiro semestre de 2024 no Nordeste do país foi marcado por queda na busca das companhias por recursos financeiros em oito das nove as Unidades Federativas (UFs). O Maranhão foi o único estado que registrou crescimento (0,5%). A baixa mais acentuada foi marcada pelo Ceará (-12,5%). Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Veja as informações estaduais da região no gráfico a seguir:

Na análise nacional, a procura dos negócios brasileiros por recursos financeiros no primeiro semestre de 2024 teve alta de 2,6% quando comparado ao mesmo período de 2023. A visão por portes mostrou que as Grandes companhias puxaram o número com o maior percentual (9,9%). Confira os dados completos no gráfico e na tabela abaixo:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que “na visão semestral, conseguimos identificar os impactos das taxas básicas de juros do país, como a Selic, por exemplo, que estava em 13,75% em junho do ano passado e está 10,50% no mesmo período deste ano. Isso demonstra que os empréstimos se tornaram mais acessíveis para as empresas e os empresários estão mais confiantes na tomada de novos créditos para investirem mais em seus negócios, expandir operações, desenvolver novos projetos ou refinanciar dívidas existentes em condições mais favoráveis. Especialmente as empresas de grande porte mostraram um planejamento financeiro robusto, aproveitando as condições de mercado favoráveis para financiar seu crescimento e operações".

Na análise por setores, no primeiro semestre de 2024 foi o segmento denominado “Demais” que demonstrou o maior crescimento (9,3%). Essa categoria contempla empresas das áreas “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”. O ranking segue com “Serviços” (5,0%), “Indústria” (0,0%) e “Comércio”, com queda de 0,1%.

Análise por Unidades Federativas

Foi o Espírito Santo que se destacou com o maior percentual de Demanda das Empresas por Crédito (13,4%) e o Distrito Federal teve a queda mais acentuada (-17,2%). Veja os dados de todas as Unidades Federativas (UFs) no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente, nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação do Score PJ

Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta. Saiba mais clicando aqui.

A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:

  • Existência de dívidas vencidas negativadas;
  • Consultas à Serasa Experian;
  • Faixa etária do consumidor;
  • Cadastro Positivo devidamente aberto;
  • Dados cadastrais do consumidor atualizados;
  • Registros de pagamento de contas em dia;
  • Avaliações de crédito frequentes;
  • Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
  • Cadastro de emissão de cheques sem fundo.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.




Visualizar todas as imagens em alta resolução







Edelman

Maria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.com

Victoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.com

Bruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.com

Viviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário