As
empresas estão se comprometendo com ações que vão além da maximização
dos lucros e incluem iniciativas de sustentabilidade ambiental,
programas de responsabilidade social corporativa e projetos voltados
para o bem-estar das comunidades onde operam
O
conceito de "impacto além do lucro" está se tornando cada vez mais
importante, redesenhando o propósito e estratégia das empresas e a sua
contribuição para a sociedade e meio ambiente, devido às demandas
crescentes de consumidores, colaboradores e investidores por uma atuação
socialmente responsável e sustentável.
Atualmente,
muitas empresas têm focado em propósitos que vão além do retorno
financeiro, mas também em iniciativas e projetos de sustentabilidade
ambiental, programas de responsabilidade social e ações voltadas para o
bem-estar das comunidades localizadas ao redor das corporações.
De acordo com estudo divulgado em abril de 2024, realizado pela Amcham Brasil, “Panorama ESG 2024” - que ouviu 687 executivos e líderes empresariais brasileiros - houve um aumento de 24% na curva de adoção de práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa), em relação ao mesmo levantamento, em 2023.
Segundo
a pesquisa, em relação ao conhecimento e experiência na agenda ESG,
houve um aumento expressivo de 13 pontos percentuais em comparação com
2023, com 75% dos respondentes reportando ter experiência e/ou
conhecimento razoável sobre o tema. O aumento indica maior entendimento
das práticas ESG pelas empresas brasileiras.
Quando
perguntados por que as organizações estão aderindo à agenda ESG, 78%
dos entrevistados afirmaram buscar um impacto mais positivo em questões
ambientais e sociais. Em relação aos benefícios da adoção da agenda ESG,
50% disseram fortalecer a comunidade local. Além disso, o pilar social é
a prioridade para 72% dos respondentes, seguido de governança (68%) e
ambiental (66%). Outro ponto é que mais da metade busca capacitar os
colaboradores (65%), desenvolver cultura diversa e inclusiva (61%), além
de gerar empregos e renda na economia local (54%).
À
medida que cresce a consciência sobre questões sociais e ambientais,
empresas enfrentam pressões para revelar transparência em suas
atividades e impactos, que podem ser medidos, avaliados e exibidos por
meio de empresas especializadas e consultorias.
Adotando práticas de responsabilidade social
Segundo
Andrea Moreira, CEO da Yabá, consultoria ESG que cria e desenvolve
soluções para as empresas com foco no impacto positivo à sociedade, as
empresas não devem apenas buscar gerar lucro, mas também criar valor
compartilhado, impulsionar o crescimento sustentável e gerar um impacto
social positivo. O que significa adotar práticas empresariais
responsáveis e investir em iniciativas que abordam desafios sociais e
ambientais de forma significativa.
"Hoje,
há uma forte tendência de colaboração, na qual empresas se unem com
organizações não governamentais e também com o próprio governo para
ampliar e promover o impacto social. Para isso, é necessário atuar junto
aos stakeholders-chave, que engloba não só clientes e investidores, mas
também comunidades locais e ONGs. O diálogo aberto e colaborativo com
esses grupos é fundamental para promover mudanças positivas e, ao adotar
estratégias para engajar e colaborar com os stakeholders, fortalecemos
as relações, promovendo transparência e impulsionando o impacto
socioambiental positivo, afirma Andrea. A especialista ainda complementa
que hoje, a responsabilidade social não é mais uma opção, mas sim parte
essencial da identidade e estratégia de negócios.
As
ações realizadas pelas corporações podem ser feitas via Apoio aos
Fundos, movimento com o objetivo de ajudar as empresas a destinarem
recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente e o do Idoso, além de
Leis de Incentivo, como incentivo Fiscal, em que as empresas doam parte
do valor dos impostos para projetos sociais que buscam incentivar o
desenvolvimento social e a cultura ou também pelo Incentivo ao Esporte,
em que empresas destinam parte do Imposto de Renda para a implementação
de projetos esportivos e paradesportivos em todo o território nacional.
Outro
método para as empresas adotarem práticas sociais, além das citadas
acima, é por meio do relacionamento e atuação junto às comunidades
localizadas ao redor das empresas. “Neste caso, as empresas podem atuar
em projetos que tragam benefícios para tal localidade e para isso é
preciso considerar os fatores humanos em cada etapa do processo: desde o
planejamento até a implementação é preciso entender
e atender às necessidades das comunidades envolvidas, respeitando as
culturas, tradições e aspirações de cada uma”, explica Andrea.
Em
suma, as empresas que abraçam tais mudanças estão moldando um futuro
mais sustentável e também garantindo sua relevância a longo prazo,
reconhecendo que o sucesso está diretamente ligado ao bem-estar das
comunidades e da sociedade. “Acredito que podemos fazer a diferença
criando um futuro onde o crescimento econômico seja verdadeiramente
sustentável e inclusivo para todos”, finaliza Andrea.
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