MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 20/07/2024

 

Preparando a trairagem

Pancadão da AFI, do Solidariedade, anunciou que o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil, vem a Itabuna para sua convenção. Ele já esteve na cidade no lançamento da pré-campanha. Andreyver Lima, do Conexão Morena, da Morena FM, crava que Capetão Azêdo vai levar rasteira do UB, numa dobradinha do partido com Pancadão da AFI.

Neto vai abrir mão?

Oziel Aragão, companheiro de programa, largou uma pergunta no ar. Se Pancadão da AFI for candidato a prefeito, Isaac Nerys de Pitibiriba será o vice dele? Nessa configuração o UB fica de fora da chapa e um apoio de Elmar pode gerar uma crise com o presidente estadual do UB, ACM Neto. Por outro lado, Neto não é muito fã de Capetão Azêdo.

O traidor dos cumpanhêros

Inconformado com o marasmo da vida no além, o finado Gelado Limões tem aparecido em sessões espíritas para negociar seu apoio a qualquer um que não seja Augusto ou o PT. Se oferece a Pancadão da AFI, a Isaac Neris de Pitibirina e até a a Capetão Azêdo. Mas Gelado tem dois problemas: a ira de seu partido e... falta de votos para ofecerer.

Vai ser carro sem rodas

ba-649 Como sempre faz as coisas pela metade, o governo de Zerônimo (Partido Terrorista) não pensou na estrutura de água e esgoto ao longo da estrada calça-curta que vai ligar Itabuna a Banco da Vitória. A estrada poderia atrair empresas e indústrias, mas elas não vão se instalar sem o saneamento. Assim, vai ser só uma trilha sem muita utilidade.

Trem de direita e esquerda

Enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comprou uma dúzia de trens de última geração para o metrô, o da Bahia parece ter gosto em passar vexame. Só isso explica torrar mais de R$ 1 bilhão em trens velhos, com mais de 10 anos de uso, para um VLT que nem existe ainda. Quem festejou foi o governo do MT, que achou um trouxa para comprar a sucata.

O lobo e o cordeiro

O pré-candidato do União Brasil a prefeito de Ilhéus, Valdemorte Jr, tem dito que Jabes não citou o apoio a ele na carta de desistência por "respeito aos pré-candidatos do grupo". Parece ovelha acreditando que o lobo vai proteger o rebanho. Jabes teve a esperteza de fazer uma carta dúbia, que não deixa claro quem vai apoiar. Está afiando os dentes.

Deixando o rebanho

Por trás disso tem coisa. Jabes conversa nos bastidores com Marão para apoiar Bento 69, que é da base aliada. Apoiar Ai Dela é desejo dele, mas sua ex-reitora parace rejeitar. Os vereadores do PP, Abraao e Cézar Porto, já estão de mala pronta para aderir ao candidato do prefeito. Os outros ficaram revoltados por Jabes não avisar antes da desistência.

Pior que mulher abandonada

Quem está magoado e deprimido com Jabes é Cacá Colchonete, que esperava ser indicado por Jabes para ser vice de Valdemorte Jr. Hoje isolado, Cacá tem um trunfo para negociar com quem quiser: aparece nas pesquisas para prefeito mesmo sem ser, e com uma quantidade boa de intenções de voto. A vingança pode ser o apoio a Resende, por exemplo.

Um capetão na encruzilhada

O tema de debate mais quente no Conexão Morena, da Morena FM, tem sido o futuro de Capetão Azêdo. Oziel Aragão acha que ele vai desistir se a provável traição do UB se confirmar. Já Andreyver Lima diz que ele devia sair candidato a vereador, como fez Waldir Pires. "Já pensou se eleger com 5 mil votos? Seria histórico". Mas já pensou perder para vereador?

Um não vai, outro pode

Essa mesma sugestão foi dada ao defunto político Gelado Limões, mas esse a gente tem certeza que não se elege vereador. Melhor nem tentar, para não passar (mais) vexame. Quem devia pensar nisso é Isaac Nerys de Pitibiriba, que insiste em começar "pelo alto" ao invés de cumprir pelo menos um mandato de vereador para mostrar do que é capaz.

Morte em três atos

Toda morte tem uma explilcação. O finado Gelado Limões começou irritando seu padrinho Jaques Wagner até ele desistir do cara. Depois insultou Rui B. Osta no anúncio de sua candidatura. Fez corpo mole na eleição de Zerônimo e agora irritou o conversador ao articular com os candidatos do lado de ACM Neto por pura desfeita. O cotovelo dói que é uma beleza.

É sobre 2026, estúpido...

Criticado pela maioria do PT, Gelado foi dar entrevista negando que esteja agindo contra Zerônimo, mas confessou abertamente o conluio com Pancadão da AFI, Capetão Azêdo e Nerys de Pitibiriba. Com aquela cara de maracujá maduro, ele sabe que eleger um opositor agora prejudica o PT na eleição de 2026. Mas o rancor fala mais alto.

Um cabeção de vantagem

O prefeito de Salvador chegou a 55,1% na disputa contra o candidato da petezada Geraldo Cabeção. Mas espere. Isso não é o percentual de intenções de votos e sim a diferença entre ele e o cara do MDB. Bruno o Rei tem 67,6% e continua subindo, enquanto Cabeção só tem 12,5%. Na espontânea perde até para ACM Neto, que nem é candidato.

A tendência de Jabes

jabes e vald A nota de Jabes Ribeiro, retirando seu nome da disputa, não cita uma única vez Valdemorte Jr, que deve ser o candidato da "frente ampla" de oposição. Na verdade, é grande a chance de que ele traia todo o papo de "oposiçao" dos últimos meses e anuncie apoio a Ai Dela Dinheiro. Desde que o PT chegou ao poder, Jabes apoiou todos os seus candidatos.

Apaixonado pelos ludrões

Não custa lembrar que Jabes foi aliado do PT durante todos os governos petistas. Menos 2022, porque João Leão rompeu e ele teve que seguir a direção do partido. Jabes sempre votou em Lula e até fez questão de tirar foto com ele. Apoiou Wagner e Rui. Ele pode até dar como desculpa que a maioria do PP hoje quer voltar para o colo do governo...

O poder fala mais alto

João Leão rompeu com a base do PT em 2022, mas pelo jeito vai ficar sozinho. O PP, que sempre adorou um cargo, está doido para pular de volta no colo do Partido Terrorista, liderado pelos Negros Aos Montes. A desistência de Jabes em Ilhéus e de Neto Ninguém em Itabuna já foi parte dessa estratégia. Por isso não duvidamos de Jabes largar Valdemorte Jr e apoiar Ai Dela.

Matando uma Jussari e meia

O conversador Zerônimo deve fumar alguma coisa que deixa a Bahia cor de rosa. Só isso explica a fala de que “a Bahia está num momento de celebração na segurança". O Anuário da Violência mostra a Bahia como líder absoluta de assassinatos, com incríveis 6.578 em 2023. É o dobro do segundo, Rio. É mais que a soma dos estados do Centro Oeste e Sul.

O "hexa" de Zé Neto

Faz tempo que a gente diz que o PT só escolheu Geraldo Cabeção porque tem certeza do vexame na eleição para prefeito de Salvador. Até já desistiu. Todo o esforço agora é para tentar levantar a candidatura de Zé Neto em Feira, que pode ter sua sexta derrota, a maioria para o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB), que lidera as pesquisas com folga.

Lembra de Fábio e Jussara?

Uma pesquisa feita no fim de junho, para consumo interno, mostra que a eleição em Ilhéus estava, no momento, embolada entre Jabes, Valdemorte Jr e Ai Dela. A saída de Jabes do cenário muda muita coisa, a depender de quem ele vai apoiar e da rejeição que esse apoio terá no eleitorado. Tem eleitor que detesta puladas de muro e traições.

Jeba e Bebeto na rabeira

Jamesson, do blog Agravo, que já tinha previsto a desistência de Jabes "lá atrás", acha que Bento 69 não ganha a eleição, "mas sai gordinho". A pesquisa mostra mais ou menos isso. Ela também mostra que é melhor Jeba Mole sair de novo para vereador e que Resende está melhor que Mangustão e Bebeto Vambora. Esse deveria tentar ser vice ou vereador...

Meia cidade rejeitando

Outra revelação da pesquisa, que não é novidade para ninguém, é que Marão está mais queimado que alemão na praia. Metade da cidade acha que sua administração é ruim ou péssima. Não é a toa que sua criatura Bento 69 não decola, mesmo tendo a máquina na mão. Outra revelação é que 30% dos eleitores ainda não decidiu em quem votar.

Negócio de pai pra filho

Investigados mais de uma vez por conluio, a dupla baiana de pai e filho Cedraz voltou a ficar sob holofotes. O ministro Aroldo Cedraz vai julgar a disputa da Paper Excellence contra a J&F dos irmãos Batista, já condenados por corrupção. O filho Tiago Cedraz é o advogado da J&F. A disputa é pela Eldorado Celulose, que a J&F vendeu mas não quer entregar.

Jacaré e cobra d'água

O UB estadual decidiu que pode abrir exceção e se aliar ao PT nas eleições deste ano. A razão é Itororó, onde o deputado Enrolando o Pinto quer eleger uma candidata. Como ele tem voto na eleição da Câmara e Elmar Nascimento (UB) quer seu voto para presidente da casa, uma mão deve lavar a outra. Mas tem cacique do PT que diz que não aceita.

Usurpando o asfalto alheio

Tem candidato com cara de pau além do limite. Conversando com um cara simples, ele comentou que ia votar em Pancadão da AFI porque "ele mandou asfaltar meu bairro todo". Cuma? Quem asfaltou, óbvio, foi Augusto Castro, porque só a prefeitura pode fazer isso. Tá na cara que Pancadão aproveitou a falta de QI dos moradores para colar a balela.

Histórico de mentiras

Antes que alguém diga que ele não mente e jamais faria isso, preciso lembrar que Pancadão da AFI já cobrou Augusto "por não ter usado" o dinheiro de uma emenda dele. Só que a emenda nem tinha tramitado ainda, quanto mais paga. Em outra ocasião tentou ser o "pai" da entrega de uma ambulância, obtida em Brasília pelo prefeito. Pegou mal. Pega mal.

Não ligam para eles

Toda a movimentação dos que querem ser prefeito, incluindo os que vão desistir nas convenções, está ignorando os canditatos a vereador. Acordos e desistências são feitos sem conversar com essa base, que pesa para ajudar ou atrapalhar o prefeito de plantão. Já tem candidatos mudando de barco, mesmo sem poder mudar de partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário