BÇOG ORLANDO TAMBOSI
Janja já está criando desconfortos em Brasília – até entre aliados – e prejudicando a imagem de Lula e do governo. Adriano Gianturco para a Gazeta do Povo:
Esqueçam
Zema, Tarcisio, Michelle ou Caiado: a verdadeira puxadora de votos da
oposição é Janja! Declaração após declaração, postagem após postagem,
viagem internacional após viagem, sorriso após sorriso, gasto faraônico
após gasto, cara vislumbrada após cara, a primeira-dama não erra uma e
faz perder votos a Lula!
Vamos
lembrar alguns casos: gasto de R$ 26,8 milhões com móveis e reforma do
Alvorada, com direito a sofá de R$ 65 mil e cama de R$ 42 mil – fora a
descoberta dos móveis velhos e a revelação de que não era verdade que
Jair Bolsonaro os tinha roubado ou destruído. Sapato de marca de luxo,
valendo R$ 8 mil, em um evento na ONU, em Nova York, sobre “combate à
pobreza”. Gravata de outra marca de luxo, no valor de R$ 1 mil, comprada
em Lisboa como presente para Lula. Fotos com cara deslumbrada na Times
Square, em Nova York. O vídeo em iate na Amazônia, tomando suco de fruta
em uma taça de vidro como se fosse champanhe. Bolsa de luxo de R$ 21
mil. Imagens “turistando”, de folga, nas pirâmides do Egito. A dancinha
aterrissando em solo indiano, enquanto o sul do Brasil sofria com
ciclones e dezenas de mortos (o vídeo foi criticado até por aliados e
acabou apagado). Toda aquela cena para o cavalo nas enchentes do Rio
Grande do Sul enquanto havia seres humanos morrendo, fora a tentativa de
se apropriar do resgate do animal, como se ele estivesse sendo salvo
graças a ela.
Mas
o que não se consegue transmitir em palavras neste artigo são as caras,
os sorrisos, as expressões, as poses. Impagáveis! A pérola máxima
talvez tenha sido a foto em um avião da FAB com cestas básicas. Uma
cesta básica por assento, sem aproveitar o espaço – imaginem o custo
unitário de enviar essas cestas básicas de forma tão ineficiente. E
alguém ainda perdeu tempo para afivelar o cinto de segurança em cada
cesta básica (!) para que a foto da primeira-dama no avião ficasse
melhor – imaginem quantas tentativas foram necessárias para se escolher a
melhor imagem. A dúvida surge espontânea: é para fazer ou para
aparecer?
Além
do cavalo e do avião da FAB, Janja quis mais vezes o papel de
protagonista no Rio Grande do Sul. Antecipou que Lula indicaria um
representante do governo federal para atuar no estado, passando por cima
do ministro da Casa Civil. Em um encontro com uma família abrigada, nem
considerou a mulher e a filha, e ficou só dando atenção ao cachorro.
Durante um comício de Lula, mandou o ministro Paulo Pimenta largar o
celular. Depois, publicaram um vídeo em que ela ajudava a doar cestas
básicas em São Leopoldo, com trilha sonora! Imaginem a cara de espanto
de velhas raposas da política, como José Dirceu ou José Genoino, perante
esse show de horrores e de amadorismo!
Os
problemas são dois. Primeiro, é muito protagonismo para uma pessoa que
não tem nenhum cargo. Lula disse que ela é um “agente politico”, e ela
adicionou que tem “total autonomia”. Consta que ela pediu até um
gabinete próprio, afinal “a primeira-dama dos EUA tem!”, teria alegado.
Segundo, em um país com muita pobreza e miséria, essas atitudes, esses
gastos faraônicos, esse protagonismo, essas caras “deslumbradas”, a
falta de seriedade, são muito inadequadas, fora da realidade, demonstram
descolamento do mundo real, aparentam muito apreço pelas benesses da
posição.
Nas
redes sociais, o povo não perdoa. Os comentários negativos abundam, e
“esbanja” e “deslumbrada” são os termos mais recorrentes. Nunca o país
esteve tão de acordo sobre algo; Janja está unindo o país! A mídia já a
apelidou de “a primeira-dama mais deslumbrada da história” e
“deslumbrada-geral da República”. As pesquisas de opinião mostram a
mesma coisa. O instituto Paraná Pesquisas relevou que 43,4% dos
entrevistados preferem Michelle Bolsonaro, contra 34,7% que preferem
Janja. Outra pesquisa, do Poder 360, sobre a atuação da primeira-dama,
mostra que mais pessoas a consideram negativa (28%) que positiva (22%);
os demais consideram que ela não tem impacto; até mesmo 24% dos
eleitores de Lula pensam que a atuação de Janja é negativa.
Janja
já está criando desconfortos em Brasília – até entre aliados – e
prejudicando a imagem de Lula e do governo. Por enquanto ninguém fala
abertamente, mas o PT entenderá; eles não são nem bobos, nem amadores.
Mais perto das eleições, chegará a hora da verdade, a hora da contagem
das intenções de voto. Alguém começará a falar e reclamar internamente. E
então veremos se o PT calará Janja, ou se Janja ganhará, e de qual lado
estará Lula.
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