Além do atendimento psicossocial, de aprendizagem ao longo da vida e qualificação profissional, ONG atuou, em paralelo, no apoio às vítimas das chuvas nos últimos 191 dias
Desde o dia 19 de fevereiro, o significado de ‘portas abertas’ mudou no Instituto Verdescola. A ONG, que sempre foi referência em atendimento psicossocial e socioeducativo na região, virou protagonista da maior tragédia já vista na região. A instituição, que oferece atendimento psicossocial e de aprendizagem no contraturno e qualificação profissional para jovens e adultos, virou abrigo, hospital de campanha, central de doações, entre outras funções cruciais para o salvamento de vidas e apoio aos desabrigados.
Passados seis meses do desastre que mudou a cara do Litoral Norte de São Paulo, o Instituto Verdescola continua com ações de recuperação e suporte à comunidade da Vila Sahy e conseguiu retomar o seu propósito inicial: a transformação de vidas por meio de atendimento psicossocial e educação integral.
Fase emergencial: a atuação imediata do Verdescola para a comunidade
Nos primeiros momentos, quando famílias ficaram desabrigadas, as portas do Verdescola foram abertas para que a população da Vila Sahy, em São Sebastião, que sofreu com os deslizamentos e alagamentos, ficasse em segurança. Foram oferecidos diversos serviços de emergência, como alimentação, água, transporte, energia elétrica, conexão à internet, estrutura, segurança e acesso aos serviços públicos instalados nas dependências do Verdescola.
Ao todo, 415 pessoas ficaram abrigadas na sede da instituição, foram realizados 1.400 atendimentos médicos no hospital de campanha, que contou com médicos voluntários, inclusive do Hospital Albert Einstein, mais de 2.000 refeições foram servidas por dia, forças de segurança e órgãos públicos ficaram instalados na ONG, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Exército, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Poupatempo, Defensoria Pública, além de equipes de Saúde e Emergência. Mais de 300 voluntários trabalharam na central de distribuição de doações, limpeza, atendimento médico, atuação na cozinha e atendimento psicológico dentro do Verdescola.
Fase emergencial em números:
- 5.000 cestas básicas
- 1.500 pacotes de fraldas infantis e geriátricas
- 1.000 latas de leite em pó (incluindo leites especiais)
- 1.500 colchões
- 10.000 itens de higiene e material de limpeza
- 100 toneladas de roupas e calçados
- 600 edredons
- 43 celulares
- 215 filtros de água
- 30 botijões de gás
- medicamentos incontáveis
- 100.000 garrafas e galões de água mineral
Ainda na fase emergencial foram feitas doações de produtos, realização de bazar solidário, logística de transporte de mercadorias, fornecimento de refeições e medicamentos, serviço de lavanderia, disponibilização de banheiros químicos, apoio psicológico para abrigados e colaboradores, compra de produtos de necessidade básica emergencial e gestão de crise. Também foi realizada a Ação Transporte Brasil, um auxílio para o transporte das famílias desabrigadas que decidiram voltar à cidade natal, contratação de equipes de apoio para a cozinha, para suprir a demanda de refeições e auxiliar a equipe voluntária, limpeza e segurança do espaço.
Fase de Recuperação: ações para auxiliar a comunidade na retomada
Após o período emergencial, o Instituto Verdescola retomou as atividades normais da ONG, ou seja, oficinas para otimizar a aprendizagem e atividades de desenvolvimento profissional, atendendo cerca de 1.000 pessoas por dia.
Em paralelo, o Instituto manteve o suporte à comunidade vítima da tragédia, de forma ampla: atendimento psicológico gratuito, transporte gratuito para residentes temporários de Bertioga atendidos pelo Verdescola, treinamento para a capacitação da comunidade em situações climáticas extremas e entrega de cartões com valores para as vítimas recomeçarem.
Para o atendimento psicológico, o Instituto Verdescola instalou dois contêineres climatizados e equipados foram instalados, um em frente ao ginásio do Verdescola, na Vila Sahy, e outro em frente ao CDHU, em Bertioga, onde residem temporariamente famílias vítimas da tragédia. Já foram realizadas 1386 sessões de terapia gratuitas.
Além disso, o Verdescola oferece transporte gratuito para que as crianças e familiares atendidas pela instituição e que estão morando temporariamente em Bertioga, possam chegar à ONG e ao trabalho com maior conforto na Vila Sahy. Trata-se da oferta de um ônibus de turismo que faz o trajeto Bertioga-Vila Sahy duas vezes ao dia, com saída de Bertioga às 6h e retorno às 17h, de segunda à sexta-feira. O apoio se deu após a ONG perceber que os assistidos e seus familiares enfrentavam dificuldades para chegar ao Verdescola.
Uma ação promovida pelo Verdescola, a fim de capacitar os moradores da região para possíveis desastres naturais, foi o treinamento Agente Capaz. Um total de 150 pessoas da comunidade fizeram o curso, ministrado pela Humus Brasil, no qual aprenderam a resgatar pessoas soterradas e até a retirar vítimas debaixo de uma laje. O treinamento incluiu prevenção e resgate primário em soterramentos, desabamentos, inundações e alagamentos.
Outra medida para a comunidade que residia na Vila Sahy e na Baleia Verde, no dia da tragédia, foi o Projeto Recomeço, no qual 955 famílias mapeadas pela Fundação Getúlio Vargas, parceiros do Verdescola nesta ação, receberam cartões da Alelo com valores de R$ 8.530,78 a R$ 15.843,30 para realizar compras em lojas de móveis, eletrodomésticos, supermercados, mercearias e farmácias. A pesquisa para a entrega dos cartões foi feita pela FGV, em maio deste ano. Em julho, a equipe técnica de pesquisadores da FGV retornou à região, a fim de realizar a fase final do Projeto Recomeço, as 966 novas pesquisas estão em fase de análise pela Fundação.
Instituto Verdescola
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação desde 2008 na Vila Sahy, São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo fornecer atendimento psicossocial, educar e formar crianças e jovens para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local, por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente, e promover parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.
Com uma equipe multidisciplinar, oferece atendimento psicossocial, oficinas socioeducativas e atividades complementares a 700 crianças e adolescentes e cursos de qualificação profissional e ensino técnico para jovens e adultos. Ao todo são 1.000 alunos por dia. Por cinco anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, o Instituto Verdescola foi premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil. Anualmente, é auditado pela Ernst & Young.
Assessoria de ImprensaLoures Consultoriaverdescola@loures.com.brCamila Guimarães - 11 94261-8286Marina Aguiar - 13 99777-9651
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