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quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Tecnologia como aliada: de que forma a linguagem computacional ajuda as crianças no desenvolvimento das habilidades socioemocionais?

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Tecnologia como aliada: de que forma a linguagem computacional ajuda as crianças no desenvolvimento das habilidades socioemocionais?

No dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto, Victor Haony Ribeiro de Oliveira, assessor pedagógico da Mind Makers, mostra como o pensamento computacional pode estimular habilidades já nos primeiros anos de vida

O crescente avanço da tecnologia vem gerando um cenário de incertezas nos últimos anos, na educação. Apesar de todos os benefícios propiciados pelo desenvolvimento tecnológico à sociedade, não há como negar que, com ele, surgem inseguranças no que diz respeito ao futuro da educação e do mercado de trabalho. Afinal, será que os profissionais de amanhã correrão risco de serem substituídos por inteligência artificial?

Como caminho possível a essas angústias está o desenvolvimento de competências socioemocionais. “É preciso que as escolas orientem os estudantes a colocarem a mão na massa para explorarem ferramentas e conceitos contemporâneos que estimulam a criatividade, autonomia, colaboração e outras habilidades que tecnologia alguma conseguirá substituir”, afirma Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers.

Esse processo pode ser iniciado a partir dos primeiros anos de vida. Mas como as escolas de educação infantil podem impulsionar o desenvolvimento dessas habilidades? 25 de agosto é Dia Nacional da Educação Infantil, uma oportunidade para refletir sobre o desenvolvimento de competências como liderança, colaboração, persistência, trabalho em equipe e empatia. Essas são algumas das habilidades socioemocionais que vêm se mostrando cada vez mais necessárias não apenas para o futuro das crianças, mas para o presente. Tanto que, entendendo a relevância da compreensão e do manejo das emoções, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a prever que competências socioemocionais estejam presentes em todas as suas dez competências gerais.

Tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de aspectos humanos

Dentre as disciplinas que atuam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais está o Pensamento Computacional, que utiliza o idioma dos computadores, robôs e dispositivos digitais para instruir os alunos, desde os 4 anos de idade, a solucionar problemas interdisciplinares. Decompor um problema cotidiano, desenvolver uma sequência de passos - o algoritmo - e coletar dados são alguns passos fundamentais para a resolução criativa de problemas, tudo feito em equipe.

Na disciplina de Pensamento Computacional, desenvolvida pela Mind Makers, existe um modelo de aula chamado Projeto, no qual os alunos colocam em prática os conteúdos aprendidos anteriormente. Nessas aulas, são sorteadas equipes de modo aleatório, bem como um integrante que se encarrega do cargo de “líder”, ou seja, de porta-voz da equipe com o professor. Decisões como modo de execução, formas de apresentação do projeto e delegação de funções para os demais colegas são exemplos de tarefas atribuídas a esse aluno.

“Com essas aulas, o estudante que atua como líder compreende a importância de compartilhar e escutar os demais de sua equipe e, por fim, consegue ponderar qual a melhor decisão a ser seguida”, explica Victor Haony. “Mesmo que a decisão do grupo não esteja alinhada à opinião desse aluno, ele aprende que ser líder é mais do que decidir: é, sobretudo, escutar e mediar os conflitos da equipe”, acrescenta Victor.

“Além de colocarmos os alunos em cenários tecnológicos, os inserimos em um mundo diverso e plural, com informações e habilidades socioemocionais, desenvolvidas ao longo de todo o programa e que são mais fáceis de serem visualizadas durante as aulas de projeto”, afirma Victor. “Ao entender a tecnologia como uma ferramenta de solução de problemas e desenvolvimento de competências socioemocionais, o pensamento computacional deixa de ser motivo de inseguranças e passa a ser uma importante aliada na formação dos estudantes”, explica Victor.  

A origem do Dia Nacional da Educação Infantil

Instituída por lei em 2012, a data foi criada em homenagem à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, nascida em 25 de agosto de 1934, por sua dedicação ao trabalho assistencial para crianças. Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda foi indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2006 devido à atuação na luta contra a mortalidade infantil.

Mind Makers - Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo Somos Educação que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial promovida Hora do Código, da ONG Code.org.

 

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