MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Parcerias estratégicas garantem a formação de profissionais mais qualificados e conectados ao mercado de trabalho



Denise Campos*


O Mapa do Ensino Superior no Brasil, realizado pelo Instituto Semesp, aponta para uma taxa de evasão de 55,5% em 2021. Mais da metade dos alunos que iniciaram curso superior no País desistiram antes de se formarem. Os números preocupantes estimulam ações dentro das instituições de ensino superior para reverter. O prejuízo que a taxa de evasão causou nas empresas chegou a R$ 23 bilhões, em 2021, segundo o Censo do Ensino Superior.

Por outro lado, uma pesquisa recente realizada pelo ManpowerGroup revelou que, em 2023, 80% dos empregadores do Brasil encontram dificuldades para recrutar profissionais qualificados. Estes dados corroboram com os apresentados no Fórum Econômico Mundial nos últimos anos, indicando a escassez de talentos como um fenômeno de escala global.

Diante disso, novas metodologias de ensino são necessárias para uma educação de qualidade, alinhada às necessidades do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes. A experiência profissional e as habilidades comportamentais, tais como, resiliência e capacidade de adaptação, são requisitos valorizados no momento da avaliação e contratação de um candidato. As empresas buscam profissionais atualizados que tenham capacidade em lidar com as diferentes situações do cotidiano e diferentes contextos.

Uma novidade implementada pelo Ecossistema Ânima, pensada para proporcionar ao estudante durante a graduação uma experiência transformadora e conectada às necessidades atuais do mercado, são as Unidades Curriculares Duais (UCs Duais). Ao permitir que os estudantes vivenciem experiências práticas em cenários reais de trabalho, as UCs Duais proporcionam um ambiente de aprendizagem valioso para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de expandir horizontes e tornar o modelo pedagógico mais interessante ao graduando.

Por meio da dualidade entre universidade e empresas, os estudantes têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e, ao mesmo tempo, construir um relacionamento com profissionais do mercado de trabalho. As empresas parceiras contribuem para o desenvolvimento dos futuros profissionais e captam talentos ao longo do processo de formação, portanto, a experiência se torna muito valiosa para a empregabilidade dos estudantes.

A possibilidade de receber uma dupla certificação, com o nome de uma inovadora Instituição de Ensino Superior e da empresa, é uma chance única para os estudantes mostrarem aos empregadores que estão não só munidos de todo o arcabouço técnico que o ensino superior proporciona, mas também preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. A credibilidade que essa certificação fornece é inestimável, torna a experiência desejável e agrega valor ao currículo.

Para se ter ideia, mais de 93 mil estudantes passaram pelas UCs Duais em 2022 na Ânima, em 225 empresas parceiras. Até junho de 2023 o número de empresas parceiras do programa já subiu para 320. Essa experiência de aprendizagem demonstra o compromisso contínuo em fornecer uma educação de alta qualidade e conectada com o mercado de trabalho. As UCs Duais estão contribuindo de forma inovadora e disruptiva para formar a próxima geração de líderes e profissionais de sucesso no Brasil.

* Denise Campos é Vice-Presidente Acadêmica da Ânima Educação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário