Por Ingrid Imanishi* Clique na imagem para ampliar É muito comum que as empresas construam sua visão do Customer Experience
sem considerar a jornada completa do cliente. Num cenário cada vez mais
digital, baseado em múltiplos pontos de interação desconectados, essa
abordagem não oferece condições para entender as necessidades dos
clientes. Uma pesquisa realizada pela NICE aponta
que 50% dos consumidores afirmam que a primeira ação para resolver
questões e tirar dúvidas sobre produtos e serviços é a pesquisa na
internet. Porém, para as empresas, esse número é inferior: elas
acreditam que apenas 15% dos clientes utilizam o Google e outras
ferramentas de busca para resolverem seus problemas. Para a maioria das
organizações, o conceito de interação com seu público consumidor está
limitado aos domínios do Contact Center. Mas esta não é a realidade. Ao
entender isso, as empresas precisam decidir se vão seguir aguardando o
cliente entrar em contato, situação que pode nem acontecer se ele
decidir mudar de fornecedor antes disso, ou se vão optar por uma
abordagem mais proativa. Nem precisamos dizer que a segunda opção é mais
indicada. Então, se você já se deu conta da necessidade de expandir a visão do CX para além do Contact Center
e de maneira proativa, pode estar se perguntando por onde começar. Dou
aqui algumas dicas de como uma empresa pode transformar seu Customer
Experience e conseguir melhores resultados na interação com seus
consumidores: - Antecipe as necessidades:
prevenir é melhor que remediar. Essa máxima pode também ser o guia para
um melhor relacionamento com o consumidor. Procure alcançar o
público-alvo de forma proativa, sempre utilizando seu canal de escolha.
Para isso, é importante investir em soluções inovadoras que tragam
diversas opções de contato. Lembre-se: o canal que hoje é o preferido
pode não ser amanhã, então o prudente é optar por uma ferramenta que
tenha updates constantes, além de um parceiro que preste consultoria,
levando insights sobre no que é melhor focar os esforços e em qual
momento.
- Quando seus clientes realizarem uma busca no Google ou outra ferramenta de busca, esteja presente:
mas esteja presente de maneira clara e contundente! Esteja nas
primeiras opções de busca, não importa os termos utilizados pelo
cliente. Lembre-se que, na maioria das vezes, quando o consumidor chega
no Contact Center, o problema já aconteceu e ele não recebeu a
informação que desejava em suas pesquisas nos sites de busca.
- Ao primeiro sinal de atrito, alcance seu cliente imediatamente, com assistência personalizada, direcionada e relevante:
caso o problema já tenha se instalado, é importante levar a melhor
solução, em um curto espaço de tempo. A cada dia as pessoas têm menor
tolerância com o tempo de resposta e resolução. Uma tratativa ágil pode
causar as melhores impressões no consumidor. Ele pode até esquecer do
deslize, já que foi bem atendido na reversão do problema.
- Quando os consumidores visitarem seu site, entregue engajamento, não se esconda no “Entre em contato”:
oriente proativamente os visitantes no site para interações em seu
canal preferido. Isso parece difícil, mas na verdade não é, se você
optar por uma solução tecnológica que guie o cliente dentro das
informações do site, promovendo o conteúdo pertinente. Também é
importante oferecer orientação para jornadas de autoatendimento digital.
- Promova suporte aos seus agentes:
caso a interação com o agente seja indispensável, o Contact Center deve
ser um grande aliado de seus colaboradores. Forneça aos agentes
orientação contínua sobre habilidades interpessoais. Ofereça também o
histórico de interações anteriores e acesso aos dados do cliente. Dessa
forma, evita-se perguntar todos os dados novamente, o que costuma
irritar os consumidores. Utilize Inteligência Artificial para ajudar os
agentes a lidar com os casos. Estes recursos colaboram nas interações ao
fornecer dados, aconselhamento de tom e acesso a ferramentas, sempre no
contexto de cada atendimento.
Tudo isso
pode ser conseguido hoje com uma plataforma de CX em nuvem, com
garantias de evolução e atualização contínua e que levará ao Contact
Center as melhores tecnologias infundidas por Inteligência Artificial e
outras inovações no domínio digital. Além disso, que forneça uma prática
consultiva que sustente a jornada de evolução em maturidade do Customer
Experience na sua empresa. *Ingrid Imanishi é Diretora de Soluções Avançadas da NICE |
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