Uma pessoa que se comunica com mais leveza abre portas e transmite segurança
O
medo de falar em público ou a glossofobia é um sentimento que atinge
60% da população, é o que mostra estudo realizado no programa de Pós
Graduação em Ciências Fonoaudiólogas da Universidade Federal de Minas
Gerais. Esse bloqueio apresenta desdobramentos para todas as áreas da
vida, a ponto de qualquer situação em que a pessoa precise se expressar
se tornar um verdadeiro pesadelo.
Paulo Felipe, Trainer em Programação Neurolinguística e CEO Tagarela School
destaca que são vários fatores que fazem as pessoas terem medo de falar
em público. “Eu considero que as questões do julgamento do outro, falta
de conhecimento do que se deve fazer quando estiver com a palavra,
falta de prática e domínio do assunto são as que mais impactam”, diz.
Ele
acrescenta que esse medo pode impactar a vida das pessoas. “ Não é só
uma questão de falar em público, mas falta de confiança, baixa
autoestima, o que reflete diretamente nos relacionamentos sociais,
performance profissional, é uma trava que se não for trabalhada pode
atrasar os sonhos das pessoas”, completa.
Como melhorar a glossofobia?
Primeiro
passo é necessário entender que falar em público não é um bicho de 7
cabeças, e entender também que não precisa ser o mais falante do mundo
para se comunicar bem. Falar na hora certa o que realmente importa é
melhor do que falar o tempo todo, falar demais. Autoconhecimento também é
chave para ter um resultado mais interessante, saber o seu estilo, o
que pode melhorar e o que tem de bom. “E conhecer as técnicas de
comunicação que irão gerar mais segurança e assertividade nos momentos
de fala, já que a pessoa passa a ter consciência e ferramentas para
lidar melhor com a situação”, ressalta Paulo.
Uma
pessoa que se comunica com mais leveza abre portas, transmite
segurança, que por sua vez gera autoridade, credibilidade e vira uma
bola de neve do bem. No fim das contas, extrovertido ou introvertido,
tímido ou não, a pessoa consegue passar a sua mensagem com segurança,
Fonte: Paulo Felipe Rodrigues - CEO Tagarela School
- Formado em Administração de empresas - Empreendedor- Trainer em PNL
(Programação Neurolinguística) - Hipnoterapeuta - Professional Coach -
Especialista em Marketing. 18 anos de experiência nas áreas de marketing
e comunicação. - @paulofelipeoratoria | @tagarelaschool
Foto: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário