MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Experiência em VR brasileira é selecionada pelo Festival de Veneza

 


80ª Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica anunciou nesta quinta-feira (20)

que obra LGBTQIA+ brasileira "Finally Me (Finalmente Eu)" compete na Mostra Imersiva

**DIRETOR E PRODUTORES DISPONÍVEIS PARA ENTREVISTA**‌

ACIMA: Universo do Seu Saul pintado à mão por Marcio Sal: "A narrativa imersiva tem um grande potencial para desafiar perspectivas e aumentar a conscientização sobre importantes questões sociais", comenta o diretor.

ASSISTA AO TRAILER

A experiência imersiva em realidade virtual "Finally Me (Finalmente Eu)" (Brasil, 2023) foi selecionada para competir no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Será a única obra 100% latino-americana na competição imersiva deste ano, que acontece de 30 de agosto a 10 de setembro de 2023 na charmosa cidade italiana. A lista com todos os selecionados foi publicada nesta quinta-feira (20) no site oficial da mostra: labiennale.org/en/news

De um esquecido bordel carioca surge uma história de superação. Seu Saul é um músico envelhecido, sobrecarregado por uma vida inteira de rejeição e vergonha que o forçou a esconder seu verdadeiro lado. Inspirado pelo espírito do Carnaval, ele embarca em uma jornada transformadora de autoaceitação através do poder da música. Nesta história de libertação, os limites entre espectador e personagem se confundem à medida que o público se torna parte integrante da narrativa. 

Segundo o diretor, Marcio Sal, "Finalmente Eu" é uma experiência que estimula o indivíduo a abraçar sua singularidade e se expressar plenamente: "Nossa sociedade é muito cruel com as minorias. Comigo, como gay, não foi diferente e inúmeras vezes me senti constrangido pelos outros. Assim como o Seu Saul, que tem um chifre de unicórnio oculto sob o chapéu, cheguei a me esconder a ponto quase deixar de existir. De certa forma, a jornada do personagem é a transformação pela qual passei e acredito que outras pessoas poderão se identificar.”

Para Marcio, usar a pintura à mão na construção da estética da experiência foi bastante importante: "Queria receber o espectador em um ambiente aconchegante para viver essa história tratada com tanta delicadeza. Além disso acredito que essa abordagem artística surpreende, pois contrasta com o ambiente high tech da Realidade Virtual. É como se o usuário mergulhasse em uma tela a óleo".

A experiência foi desenvolvida durante o período de lockdown, quando a sensação de confinamento estava no auge: "Senti liberdade quando coloquei um óculos VR e comecei a desenhar em um ateliê virtual. Então pensei que podia amplificar as emoções por meio dessa arte imersiva e tocar as pessoas com assuntos profundos. Foi quando o mundo do Seu Saul me veio à mente."

Ainda segundo o diretor, o projeto é uma homenagem ao Carnaval: "Busquei trazer a carnavalização como motor libertador da história. O carnaval pós-covid de 2022 tem uma semelhança com o que aconteceu após a gripe espanhola em 1919, uma espécie de demanda que estava reprimida. Por isso ambos são trazidos na experiência como veículos da libertação de Seu Saul”

Felipe Haurelhuk, um dos produtores do filme, reforça a mensagem da obra através da reação dos usuários: "A experiência imersiva em VR funciona como uma ferramenta tecnológica ainda mais marcante porque potencializa a criatividade e a visão de mundo de qualquer artista. É emocionante ver as possibilidades que esse novo campo abre para o futuro da narrativa audiovisual".

Eduardo Calvet, o terceiro sócio da IDEOgraph, acrescenta: “Em nossa produtora, pretendemos combinar inovação com narrativa poderosa. Nossos projetos anteriores incluíram um documentário imersivo sobre um palácio de cinema perdido, mergulhado no declínio dos cinemas de rua. 'Finalmente Eu' explora temas de abandono e a essência da liberdade em sua forma mais expansiva".

** Diretor e Produtores Disponíveis para Entrevistas Virtuais **

Para agendar, contate juliana@sakaepr.com

Diretor Marcio Sal

Produtor Felipe Haurelhuk

Produtor Eduardo Calvet

Marcio Sal (Diretor) - Nascido no Rio de Janeiro, Marcio Sal construiu sua carreira seguindo sua paixão por animação e direção de arte desde o início dos anos 2000. Como animador, foi finalista do Festival Internacional de animaçao Anima Mundi com um curta-metragem em stop-motion que contou com a participação da cantora Rita Lee. Sua trajetória profissional na TV Globo durou 17 anos, onde criou campanhas envolvendo animação 3D, VFX e VR, e participou de projetos premiados pela PromaxBDA. Como diretor criativo da IDEOgraph esteve envolvido em formatos audiovisuais como videoclipes, séries de TV, documentários, longas e curtas-metragens. Desde 2016 dirige projetos de AR e VR para publicidade, dedicando sua pesquisa ao XR e explorando novas possibilidades narrativas.

Felipe Haurelhuk (Produtor) - Nascido em Curitiba, Felipe Haurelhuk completou seus estudos em cinema antes de embarcar em uma bem-sucedida carreira de mais de uma década na TV Globo. Na transição para se tornar um produtor independente e líder da IDEOgraph, ele alcançou notável reconhecimento ao conquistar o Kikito de Ouro em Gramado, no ano de 2017. Outros de seus trabalhos nas área da animação e do documentário cativaram o público em renomados festivais de cinema dos cinco continentes, em mais de 400 seleções que vão de São Paulo a Seul. Ele ainda é membro ativo da Academia Brasileira de Cinema (ABC) e responsável pelo projeto "Meu Tio Oscar", um dos maiores canais mundiais do YouTube dedicados à premiação do Oscar.

Eduardo Calvet (Produtor) - Fundador da IDEOgraph, Eduardo Calvet é apaixonado pela exploração de técnicas inovadoras para contar histórias e promover a colaboração no campo das artes criativas. Suas notáveis contribuições para as campanhas promocionais dos produtos Globo fizeram dele uma referência mundial da área, premiado em mais de meia centena de oportunidades em eventos como o Prêmio Clio. Como diretor de séries e documentários, foi oficialmente selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Annecy e o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, entre outros. Desde 2019 ele se dedica ao estudo das possibilidades do XR, incluindo o curta-metragem “Cine Metro - Experiência Imersiva”.

IDEOgraph (production company) - Com sede no Rio de Janeiro, a IDEOgraph já conquistou centenas de seleções em festivais de cinema nos cinco continentes, mostrando sua versatilidade e perfeita intimidade com as tecnologias de ponta. Apresentando uma gama diversificada de formatos que vão dos videoclipes aos longas-metragens, a produtora detém em seu portfólio "As Novas Aventuras do Kaiser", o mais recente filme de animação de Marcos Magalhães; bem como o documentário aclamado pela crítica "Luz Anima Ação". Além disso a IDEOgraph entrou de cabeça no reino da realidade estendida, cativando o público com o curta-metragem "Cine Metro - Experiência Imersiva" (2021), apresentado no cativante formato do Cinematic VR. A obra recria fielmente a opulência do palácio cinematográfico Metro Passeio, que se tornou um símbolo de luxo na América Latina logo após a sua inauguração no final dos anos 1930. Selecionado para mais de vinte mostras de cinema e festivais, a experiência abriu as portas da companhia para os emocionantes desafios deste campo em constante evolução.

MAIS INFORMAÇÕES

ACESSE MATERIAIS PARA DOWNLOAD:

http://bit.ly/finallymevr-presskit

TÍTULO ORIGINAL

FINALMENTE EU

TÍTULO INTERNACIONAL 

FINALLY ME

ESTREIA MUNDIAL 

Biennale Cinema 2023 - 80ª Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica

SITE

www.finallymevr.com

SINOPSE 

Seu Saul é um músico envelhecido, sobrecarregado por uma vida inteira de rejeição e vergonha que o forçou a esconder seu verdadeiro lado. Inspirado pelo espírito do Carnaval de rua, ele embarca em uma jornada transformadora de autoaceitação através do poder da música. 

GÊNERO | Drama

PAÍS | Brasil

IDIOMA | Inglês (Sem diálogos, apenas legendas)

DURAÇÃO | Aproximadamente 14 minutos (varia de acordo com o usuário)

ANO DE PRODUÇÃO | 2023

INFORMAÇÕES TÉCNICAS| Realidade Virtual, 6 DOF, Digital

DIREÇÃO | Marcio Sal

PRODUÇÃO | Felipe Haurelhuk, Eduardo Calvet

ROTEIRO | Claudio Formiga, Marcio Sal 



Nenhum comentário:

Postar um comentário