A expectativa é de 70 mil visitantes e injeção de R$ 20 milhões na economia do município.
1 dia, e 43 minutos
Sabores, história, cultura e oportunidades de negócios. Com essas atrações, o Chocolat Bahia Festival movimenta o Centro de Convenções de Ilhéus, considerada a capital da zona turística Costa do Cacau. O evento é o maior do gênero da América Latina e foi aberto, na quinta-feira (20), para quatro dias de atividades, com o apoio do Governo do Estado e participação especial da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A expectativa é de 70 mil visitantes e injeção de R$ 20 milhões na economia do município.
“Comemoramos 30 edições do festival, sendo 14 na Bahia, onde ele se consolidou como a maior atração do turismo de negócios da Costa do Cacau. A parceria com o governo baiano tem sido importante nesse processo, que fortalece a cadeia produtiva e atrai turistas”, destacou o coordenador do evento, Marco Lessa.
O espaço reúne 200 marcas de chocolate e de outros derivados do cacau, como geleias e licores, além de cozinha show, oficinas, rodadas de negócios, manifestações culturais, praça de alimentação e recreação infantil.
A Setur-BA participa com o estande temático da Estrada do Chocolate, que tem se destacado no festival. O roteiro turístico oferece visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate, em um trecho da rodovia Ilhéus-Uruçuca. A experiência inclui também conhecer todo o processo da lavoura cacaueira, sua trajetória econômica e curiosidades históricas.
“O Governo da Bahia requalificou o roteiro do chocolate, para atrair turistas nacionais e internacionais, oferecendo um atrativo a mais, para que o visitante venha em outras épocas do ano, sem ser na alta temporada, e permaneça mais tempo no destino”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Novas ações - Nesta sexta-feira (21), o secretário Bacelar se reuniu com a diretoria da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), para discutir novos projetos, visando impulsionar as atividades turísticas no município, conhecido por belezas naturais e patrimônio histórico e cultural.
“Precisamos formatar profissionalmente os atrativos de Ilhéus, além das praias, como o sítio histórico do Rio do Engenho, a Lagoa Encantada e o nosso acervo arquitetônico, entre outras riquezas que a cidade oferece ao turista”, ressaltou o presidente da Atil, Alcides Kruschewsky.
“Ilhéus é a principal cidade da Costa do Cacau e tem um potencial que pode ser ainda mais explorado. Nesse diálogo com o trade turístico, abrimos uma agenda para o planejamento de ações conjuntas com a Setur-BA, nas áreas de infraestrutura e promoção do destino”, sinalizou Bacelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário