A convergência dos canais de atendimento online e off-line visando
facilitar a vida do consumidor é o foco do Marketing Omnichannel, e foi
uma das tendências de mercado apresentada pela gerente de Marketing da
Adcos Cosméticos, Miriam Machado, na última terça-feira, 25 de
fevereiro, em Itabuna, no Sebrae Conecta. O evento reuniu profissionais
de salão de beleza e estética, esmalterias e lojas de cosméticos. A
proposta de marketing reúne todos os canais e tipos de dispositivos que,
segundo Miriam, devem atender a experiência do cliente. “Tem que
conhecer o comportamento da navegação do consumidor, como aquele que
pesquisa determinado produto no celular, depois vai para o computador,
passa por uma loja física para pesquisar e, por último, receber o
produto no próprio local. Enfim, todos os canais devem estar à
disposição de uma experiência melhor para o consumidor”, explicou a
especialista. A palestrante falou também sobre a importância da gestão
dos negócios e citou algumas tecnologias, como softwares voltados para a
gestão dos negócios em serviços de beleza.
Ainda na palestra, Miriam discorreu sobre a evolução
do relacionamento consumidor-empresa, até chegar ao Ominichannel, que
integra lojas físicas, virtuais e compradores. “A era agora é o
Fidigital: físico junto ao digital. O desafio é a empresa estar atento a
essa realidade que o cliente está vivenciando”, declarou. Decidido a
implantar um canal eficaz para o atendimento dos seus clientes, o
empresário Antônio Torres foi à palestra para se atualizar sobre as
ferramentas inovadoras e depois colocar em prática o seu projeto. A
estratégia só vai oferecer um melhor atendimento e maior comodidade ao
cliente na hora de agendar um serviço. “Você começa a atender ao perfil
de cada cliente, fidelizando, encantando e mostrando as facilidades que
agregam valor, dão visibilidade com as redes sociais, e-commerce”,
ressaltou Miriam. Dentre as ferramentas que agregam um canal de
comunicação integrada com o público consumidor, as redes sociais
destacam-se como uma das mais eficazes para divulgação de produtos e
serviços a um público cada vez mais crescente. De acordo com Carlos
Henrique Sampaio, dono La Luna, em Itabuna, com o Instagram é possível
fazer muitas postagens, além de estar acessível a clientes que procuram o
salão. “A partir do Mede [Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial],
resolvemos poupar o financeiro e nós mesmos estamos fazendo a
alimentação nas nossas redes sociais”, declarou Henrique. A palestra do
Sebrae Conecta marcou o início das atividades com os empresários do
segmento que, segundo o gerente adjunto, Michel Lima, continua ao longo
do ano com workshops, consultorias empresariais nas áreas de
planejamento financeiro, finanças e marketing. Ele destacou também o
subsídio do Sebraetec em 70%, capacitações com temáticas a serem
escolhidas pelo próprio empresário, e as feiras, como a Hair Brasil, que
acontece de 13 a 16 de abril, e a Beauty Fair, agendada para o período
de 7 a 10 de setembro. Todas as soluções oferecidas pelo Sebrae para o
aprimoramento do segmento de Beleza e Estética ganham força a partir do
envolvimento e a união entre os empresários. É nesse contexto que o
associativismo ganha importância. “Através da união, é possível trazer
novidades para a região, como um canal importante para que o Sebrae
possa captar as necessidades e oferecer soluções customizadas”, destacou
Michel. O evento contou ainda com a presença de representantes da
Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc) e
de Itabuna (Asbeles).
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