MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Rio e Salvador terão sistema de reconhecimento facial


Capital baiana utilizará o mesmo sistema vigente na China em que as próprias câmeras detectam rostos; objetivo é identificar criminosos

Redação
BAHIA.BA
Foto: Alfredo Filho/Secom
Foto: Alfredo Filho/Secom

O Carnaval de Salvador e do Rio de Janeiro contarão com um modelo de reconhecimento facial da população. Em fase de teste, câmeras de segurança instaladas nas vias integrarão o novo sistema.
Segundo informações da Folha, o objetivo é que as autoridades possam monitorar a festa remotamente e identificar, por meio do reconhecimento facial, pessoas que tenham mandado de prisão em aberto, pessoas com passagens na polícia e desaparecidos. O sistema também tem capacidade de reconhecer placas de veículos.
O uso de softwares de reconhecimento facial no combate à criminalidade foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante campanha eleitoral. Deputados eleitos pela bancada do PSL estiveram na China para conhecer o modelo adotado no país asiático.
Apesar de a segurança pública ser uma bandeira defendida pela bancada, causou um racha no grupo o fato de parlamentares identificados com a direita terem visitado um país comunista. Os modelos que serão adotados em teste no Rio e em Salvador diferem entre si.
Na capital baiana, o sistema é o mesmo que o adotado na China, em que as próprias câmeras já dispõem de software de reconhecimento facial, por meio de cruzamento automatizado de informações já existentes em bancos de dados estatais.
Os 42 portais que dão acesso aos três principais circuitos do Carnaval —Barra, Campo Grande e Pelourinho— terão câmeras de reconhecimento facial. A tecnologia será adotada pela primeira vez na festa este ano.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, afirma que o objetivo é facilitar o reconhecimento de criminosos com mandados de prisão em aberto. A polícia também vai monitorar foliões com passagens pela polícia e usará a ferramenta para tentar localizar desaparecidos.
“Temos o maior Carnaval a céu aberto do mundo. Por isso, buscamos inovar no uso de tecnologias para oferecer tranquilidade aos foliões”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário