MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Folião deve apostar nas refeições leves para pular Carnaval


Para aguentar tantos dias de folia, os nutricionistas aconselham que o folião adote uma alimentação leve, com muitas frutas, verduras, legumes, além de caprichar na hidratação e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

Tribuna da Bahia, Salvador
25/02/2019 06:20 | Atualizado há 3 dias, 14 horas e 30 minutos
   
Foto: Reprodução

Por: Jordânia Freitas

O fim de semana em Salvador foi marcado pelas festas pré-carnavalescas Fuzuê e Furdunço. Amanhã o agito continua com a terceira edição do Pipoco, que acontece do Clube Espanhol até o Farol da Barra, sob o comando do cantor Léo Santana. E na quinta-feira (28) começa oficialmente o Carnaval de Salvador. Para aguentar tantos dias de folia, os nutricionistas aconselham que o folião adote uma alimentação leve, com muitas frutas, verduras, legumes, além de caprichar na hidratação e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
“A gente transpira muito durante a festa e estamos vivendo um calor intenso, por isso o folião acaba perdendo muita água e tem que repor, se hidratando bastante”, explicou Amália Magalhães, nutricionista, especialista em nutrição e gastronomia funcional.
Antes de correr atrás do trio, o aconselhável é ingerir refeições leves, para evitar transtornos intestinais. Os pratos devem ser ricos em hortaliças e legumes de cor escura, para ajudar na reposição de cálcio.
Arroz integral, purê de aipim, salada e uma proteína, como peito ou filé de frango grelhado ou assado é um exemplo de prato ideal para consumir antes de cair na folia.
“Existe uma cultura de se comer feijoada, achando que ela vai sustentar até o fim da festa, mas é um hábito perigoso, porque ela sobrecarrega o corpo. Junto com a feijoada as pessoas consomem farinha e diversas carnes gordurosas. A gordura vai aumentar o trabalho do aparelho digestivo. O batimento cardíaco também aumenta, a pessoa se sente mais cansada e vemos até histórias de infarto durante o Carnaval”, afirmou Amália.
A nutricionista também orienta que alimentos vendidos por ambulantes nos circuitos devem ser evitados, pois muitos não são acondicionados de maneira adequada e frequentemente ocorre o reaproveitamento de óleo nas frituras. No caso de legumes, como o alface utilizado em hambúrgueres, há o risco das folhas não terem sido higienizadas corretamente e causar uma série de problemas de saúde.
“O ideal é evitar comer no circuito e levar uma barra de cereal, banana ou outra fruta. Pode consumir água de coco ou procurar comer em locais como camarotes, onde a cozinha passou por fiscalização da Vigilância Sanitária”, completou a nutricionista.
Para quem chega de madrugada em casa e acorda de manhã precisando repor as energias, uma boa pedida são as raízes, como aipim e batata doce ou banana da terra cozida e cuscuz para substituir o pão. A bebida pode ser uma vitamina de frutas ou café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário