Quem explica é o assessor técnico da Fiat-Chrysler (FCA), Ricardo Dilser. “Todo álcool acima 90 °GL pode ser utilizado para abastecer. Trata-se do mesmo álcool hidratado vendido nas bombas. Abaixo desse percentual não é recomendável, pois pode causar falhas e o uso constante pode provocar algum tipo de dano ao motor”, afirma.
A observação do especialista se dá pelo fato de nas farmácias e supermercados oferecerem em suas prateleiras o álcool abaixo dos 50 °GL. A medida (°GL) é uma referência que indica a quantidade em mililitros de água para cada 100 ml da mistura álcool-água. Assim, um frasco de álcool em que esteja estampado 96 °GL, significa que há apenas 4% de água na composição.
Assim, antes de despejar o líquido no tanque, certifique de que se trata de álcool acima de 90 °GL. Abaixo disso, não é recomendável pois a maior quantidade de água dificulta a vaporização e consequentemente a combustão na câmara.
Dilser também recomenda apenas em casos extremos, uma vez que o litro do álcool de farmácia é bem mais caro que o praticado nos postos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário