Foto: Pedro Augusto
Padre fala sobre o tema da Capanha da Fraternidade esse ano. Foto: Pedro Augusto
Em sessão especial da Câmara de Itabuna na terça (25) palestrando sobre a Campanha da Fraternidade (CF 2017), o padre Elessandro Feitosa conclamou os vereadores a se empenharem na defesa da vida (humana, animal e vegetal) dentro da natureza. Nesta edição, a CF reflete sobre os seis grandes biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).
Segundo o sacerdote, as autoridades devem preparar ações que melhorem o meio ambiente. “Não é importante só ver o problema, mas agir para que possamos ter vida em abundância em Itabuna”, exortou. Ele informou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abrirá inscrições para financiar projetos que desenvolvam ações sociais ligadas ao tema da CF.
Manoel Júnior (PV) e Antônio Cavalcante (PMDB) aproveitaram a temática ecológica da sessão para propor a despoluição do Rio Cachoeira. Segundo Cavalcante já existe projeto da Prefeitura itabunense para retirar o esgoto da área central que é despejado sem tratamento no Cachoeira. “A CF deseja despertar para o cuidado com a nossa casa comum”, frisou padre Elessandro.
Por compromissos pastorais, o bispo diocesano não participou do ato legislativo em Itabuna. Dom Carlos Alberto dos Santos participa, em Aparecida/SP, da 55ª Assembleia Geral da CNBB.