MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A LEI DA SELVA AGINDO NAS POTÊNCIAS NUCLEARES




Esse  “exibicionismo” (no sentido figurado) que os  poucos  países que dominam a tecnologia de fabricação de armas nucleares,ou seja, das bombas atômicas e de hidrogênio ,estão protagonizando ao mostrarem ao mundo por todos os meios de comunicação de massa disponíveis os seus frequentes “testes nucleares” bem sucedidos, com o fim de amedrontar os potenciais inimigos, preventivamente a uma   possível guerra nuclear, sem dúvida tem paralelo no reino  animal. Essa atitude irracional demonstra por si só que o ser humano não se distingue tanto quanto pensa dos outros animais. Talvez a principal diferença entre essas “espécies”  esteja em que os “outros” animais não têm o poder de destruição que o homem tem à mão, capaz de extinguir a vida no Planeta Terra, ou no mínimo , grande parte dela.
Observando-se a vida animal  de todas as espécies no Planeta Terra e a disputa acirrada por seus espaços territoriais, muitos deles  usam artifícios para representarem aos “inimigos”,aos “concorrentes”, serem eles os  mais fortes ,ou maiores,com isso tentando intimidá-los para vencerem a disputa na “marra”,antes de começar. À vezes essa tática funciona ,em outras não. Se a intimidação não funcionar, e deflagrado conflito, geralmente vence o mais capacitado ,mesmo que em detrimento das “aparências” preliminares e enganosas. O disfarce é outra estratégia, inclusive na mudança de cores do animal ,conforme o  ambiente ou o “inimigo” com o qual se depara, como magistralmente  faz o camaleão, por exemplo.
O perigo do possível conflito nuclear que hoje ameaça o mundo, capaz de no mínimo extinguir grande parte da vida no Planeta , está em que os artefatos nucleares mais modernos são tão potentes que as bombas atômicas lançadas pelos americanos no Japão,ainda durante o “jardim da infância” das armas nucleares,ao final da Segunda Guerra Mundial,em 1945,e que destruíram quase totalmente Nagazakie  Hiroshima,matando  diretamente cerca de 180 mil japoneses,podem ser consideradas “traques” de festejos juninos, se comparados com a capacidade de destruição  dos modernos armamentos disponíveis nas potências nucleares.
O que se pode ter como certo é que já nas primeiras horas do início de uma possível  Terceira Guerra Mundial, milhões de pessoas já teriam sido exterminadas pelos efeitos das bombas, sendo quase impossível haver o  tempo necessário para discutir e celebrar um acordo de paz. E as bombas não seriam lançadas sobre os desertos, com certeza. Como celebrar e qual seria a lógica de um acordo de paz sobre “só cinzas”? Quando tudo já estivesse destruído? Como poderiam continuar a vida num planeta destruído por armas nucleares os raros e privilegiados seres humanos que ainda conseguiram espaço nos abrigos próprios para se protegerem do primeiro impacto das bombas ?
Mas a ironia de toda essa dramática situação está em que os políticos brasileiros parecem  estar completamente alienados do perigo que também corre o Brasil  de sofrer todos os efeitos  devastadores de uma guerra nuclear,físicos e econômicos. Mais parece que “eles” estão preocupados tão somente com suas “sobrevivências” políticas. E infelizmente arrastam o povo para que  também se dedique  com  prioridade a esse tema, que só a “eles” interessa, e que no tempo vivido deveria ser absolutamente secundário.
Sérgio Alves de Oliveira
Advogado e Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário