MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2016

Festival de toada de Macapá terá pajé oficial do Boi-bumbá Garantido


André Nascimento defende o quesito pajé há 16 anos em Parintins, no AM.
Festival vai ocorrer neste sábado (10), na sede do Trem Desportivo Clube.

Jorge AbreuDo G1 AP
Garantido encerrou o festival neste domingo (Foto: Marina Souza/G1 AM)André Nascimento é o pajé oficial do Boi-bumbá Garantido, do Amazonas (Foto: Marina Souza/G1)
Para trazer mais alegria e animação ao Festival de Toadas de Macapá, o pajé oficial do Boi-bumbá Garantido, André Nascimento, estará presente no evento que une coreografias folclóricas e competição. O festival vai ocorrer no sábado (10), a partir das 20h30, na sede do Trem Desportivo Clube.
Três grupos da capital amapaense concorrem ao título de melhor da toada, são eles: Mistério Amazônico, Troup Tribal e Essência da Amazônia. O vencedor deverá apresentar melhor criatividade, dança e referências a cultura amazônica do boi-bumbá.
Os quesitos julgados são desembaraço temático, ritual, lenda amazônica, figura típica regional, criatividade, indumentária, coreografia, evolução e itens individuais (apresentador, pajé, rainha do folclore, Cunhã-Poranga, porta-estandarte, sinhazinha da fazenda e Boi-bumbá).
André Nascimento
O artista assumiu o posto de pajé do Boi-bumbá Garantido (AM) em 1999, quando tinha 19 anos. Na competição que ocorre no Bumbódromo de Parintins, ele acumula no quesito que defende 13 vitórias, dois empates e uma derrota.
Em 16 anos de toada, Nascimento ressalta que investe no preparo físico, dança e alimentação adequada. O pajé é quem cria a própria coreografia e acompanha de perto a confecção de fantasias e funcionamento das alegorias que fazem parte da apresentação.
Pajé André Nascimento (Foto: Marina Souza/G1 AM)Pajé André Nascimento defende o quesito há 16 anos à frente do Garantido (Foto: Marina Souza/G1)
Festa do boi
O Bumba-meu-boi ou Boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e fantásticos, que gira em torno da lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. A festa do boi tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.
Típico do Maranhão, o Bumba-meu-boi é registrado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. No Pará, Rondônia e Amazonas, é boi-bumbá.

No interior do Amazonas acontece uma das maiores celebrações populares do Brasil: o Festival Folclórico de Parintins. Oficializado em 1966, o evento é palco da disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido que atrai milhares de turistas.
No Amapá, os dançarinos de toada mantêm a Associação dos Grupos de Boi-Bumbá, que durante o ano realiza projetos culturais com objetivo de divulgar, unir e criar um ambiente de produção e difusão de dança, arte, cultura popular e lazer. Realizado anualmente, o Festival Oficial de Toada iniciou em 1998 e, segundo a organização, busca promover a inclusão de jovens de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão e outros municípios.
Serviço:
Festival Oficial de Toada 2016
Data: 10 de dezembro
Local: Trem Desportivo Clube fica na Avenida Feliciano Coelho, 184, bairro do Trem
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 10 (individual), R$ 60 (mesa)
Informações: (96) 99144-5022 / 99192-9544
Sinhazinha dança com o boi Garantido (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Festa gira em torno da lenda sobre morte e ressurreição de um boi (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário