MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2016

Após três anos em obras, ponte do rio Matapi será aberta no Amapá


Trânsito será liberado a partir das 16h de segunda-feira (12), diz governo.
Obra sofreu atraso por dívidas e ramais não previstos; data inicial era 2014.

Abinoan SantiagoDo G1 AP
Estrutura da ponte sobre o rio Matapi e entorno ficaram três anos em obras (Foto: Alex Silveira/Governo do Amapá)Estrutura da ponte do rio Matapi e entorno ficaram três anos em obras (Foto: Alex Silveira/Governo do Amapá)
Após três anos em obras, a ponte do rio Matapi, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, será aberta para o tráfego de veículos e pedestres. A inauguração está marcada para às 16h de segunda-feira (12). Durante a construção, o empreendimento sofreu diversos atrasos por dívidas do governo com a empresa e construção de ramais, inicialmente não previstos no projeto.
A primeira data prevista para entrega foi dezembro de 2014. Orçado inicialmente em R$ 89,9 milhões, o empreendimento terminou com um custo de R$ 130 milhões, dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvido Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do governo do estado.
A entrega marca o fim do uso das balsas para o acesso ao município de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá, através da AP-010, única via de ligação até a cidade.
De acordo com o subsecretário de Transportes do Amapá, Odival Monterrozo, os serviços realizados na ponte antes da inauguração se resumem a conservação da estrutura.
Ponte sobre o rio Matapi tem mais de 600 metros (Foto: Alex Silveira/Governo do Amapá)Ponte do rio Matapi tem mais de 600 metros
(Foto: Alex Silveira/Governo do Amapá)
"Todo o sistema está concluso. Faltam apenas uma limpeza aqui e outra ali. Temos uma máquina atravessada na ponte para não permitir o acesso das pessoas, para ter cuidado. Considero que isso é um zelo para antes da inauguração", falou.
Com a obra, as duas balsas que fazem a travessia do rio Matapi deverão ser deslocadas para outros canais. Um estudo sobre a nova utilização delas está em andamento e deve ficar pronto até o início de 2017.
"Estamos executando um planejamento para saber de que forma podemos utilizar esses equipamentos. Temos travessias que precisamos potencializar, como as de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, além da Ilha de Santana e Santana", afirmou Monterrozo.
A construção da ponte do rio Matapi foi iniciada em dezembro de 2013, no então governo de Camilo Capiberibe (PSB). A edificação tem 612 metros de comprimento e tinha como a primeira data de inauguração o fim de 2014, segundo o governo do Amapá, mas foi adiada por diversas vezes.
Balsas são usadas para transportar carros de uma margem a outra do rio Matapi (Foto: Abinoan Santiago/G1)Balsas são usadas para transportar carros de
uma margem à outra do rio Matapi (Foto:
Abinoan Santiago/G1)
Um dos atrasos foi em razão de dívidas do governo com o consórcio Equador, responsável pelo empreendimento. A falta de pagamentos provocou os primeiros impactos. Mais de 150 trabalhadores paralisaram as atividades em protesto aos atrasos de salários.
A estrutura da ponte está pronta desde 2014, mas os ramais de acesso foram construídos no ano seguinte, sendo terminados em 2016. Eles compreendem ao todo cinco quilômetros em uma região de terreno arenoso devido a influência da subida da maré.  Também foi criada uma rotatória para facilitar o acesso de veículos às empresas do Distrito Industrial.
Atualmente, no percurso até Mazagão é necessário utilizar uma balsa com capacidade de 6 veículos pequenos para atravessar o rio Matapi.
O projeto da ponte é composto por 5 vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.
Ponte vai custar R$ 90 milhões aos cofres público do governo do Amapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)Ponte custou R$ 130 milhões aos cofres público do governo do Amapá e BNDES (Foto: Abinoan Santiago/G1)

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