Por Redação Bocão News
A Operação Tabela Periódica apura esquema de cartel, fraude em licitações e pagamentos de propina nas obras das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. A ação cumpriu, ao todo, 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva em nove estados da federação.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a operação, que é um desdobramento das investigações da Lava Jato e nova etapa da Operação “O Recebedor”, decorre de acordo de leniência que a Camargo Corrêa fechou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com o MPF-GO.
As diligências foram realizadas com o objetivo recolher provas adicionais do envolvimento de empreiteiras e de seus executivos na prática de cartel, fraude em licitações e pagamentos de propina a ex-diretores da Valec, relacionados aos contratos de construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, revelados pela Camargo Corrêa. Há indícios iniciais de que possam ter sido afetados pela conduta dessas empresas obras da ferrovia nos trechos entre Tocantins e Goiás, entre Ouro Verde (GO) e Estrela do Oeste (SP) e Ilhéus e Barreiras, na Bahia.
Suspeita-se que a conduta pode ter se iniciado no ano de 2000, tendo durado até 2010, e durante este período chegou a envolver pelo menos 37 empresas, sendo dezesseis participantes efetivas e vinte e uma possíveis participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário