MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de julho de 2016

Artesanato feito por deficientes visuais ganha estande na Expoacre


Cegos produzem peças artesanais com papel reciclado.
Projeto capacita mais de 15 deficientes visuais, em Rio Branco.

Iryá RodriguesDo G1 AC
Artesanatos feitos por cegos ganham estande em Expoacre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)Artesanatos feitos por cegos ganham estande em Expoacre (Foto: Iryá Rodrigues/G1)
Peças artesanais feitas por deficientes visuais chamam a atenção pelos detalhes e confecção cuidadosa na principal feira de negócios do Acre - Expoacre - que ocorre até domingo (31), no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, Segundo Distrito de Rio Branco. Todos os objetos são criados com papel reciclado. Mais de 30 peças estão sendo expostas durante a feira com preços que variam de R$ 15 a R$ 100.
Francisco Pinheiro de Freitas, de 61 anos, conta que ficou completamente cego aos 35 anos, depois disso sua vida nunca mais foi a mesma. Ele lembra que antes de se envolver com o projeto de artesanato não fazia mais nada e nem mesmo interagia com outras pessoas. "Hoje me sinto mais útil", diz orgulhoso do trabalho.

"Depois que perdi a visão minha vida era em casa, triste e não saía para nenhum canto. Depois que eu comecei a trabalhar com artesanato, minha vida mudou. Fiquei mais independente, aprendi coisas que não sabia fazer", conta Freitas.
O artesanato é uma das atividades desenvolvidas pela Associação dos Deficientes Visuais (Adevi) para promover a reintegração dessas pessoas na sociedade. A secretária da associação, Alexandra Gonçalves, de 24 anos, afirma que ao menos 15 cegos estão envolvidos diretamente na produção das peças.
"É uma parceria que fazemos com eles [deficientes visuais], para que possam se envolver e se sentir úteis. Muitos deficientes visuais acreditam que por não ter a visão não podem fazer nada e através desse trabalho eles podem se sentir pessoas mais envolvidas com o trabalho, capazes de fazer algo. O artesanato garante aos associados uma arte e uma fonte de renda", finaliza.
Deficientes visuais criam artesanatos com reutilização de papéis (Foto: Arquivo pessoal)Deficientes visuais criam artesanatos com reutilização de papéis (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário