Viana tem 16 produtores de mel associados.
Produtores chegam a colher meia tonelada de mel anualmente.
Produção de mel chega a 500 kilos por ano (Foto:
Reprodução/TV Gazeta)
Uma associação de apicultores em Viana,
que reúne 16 produtores, está destinando parte do mel produzido para
abastecer escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória.Reprodução/TV Gazeta)
O apicultor Guilherme Cardoso mantém 25 colméias de abelhas africanas em seu apiário em Jucu, Viana. Ao final do processo, a produção pode chegar a até meia tonelada de mel por ano.
"Dentro da período da florada do verão, com 20 ou 25 dias que você colheu o mel, ele já dá de novo", explicou.
Para cuidar das abelhadas africanas, além do equipamento de segurança, o fumigador é um aliado. Com a fumaça, as abelhas ficam controladas. "Sem isso para mexer uma caixa de abelha daquelas, nós temos que correr muito", contou o apicultor João Policarpo.
"A gente ainda não sabe o exato padrão de caixa para essa abelha. Nós estamos desenvolvendo um trabalho e estamos precisando de técnico nessa criação aqui que é uma invenção nossa", contou o apicultor.
O presidente da associação de apicultores de Viana, João Policarpo, disse que há um projeto para a construção de uma casa para beneficiar a associação.
Crianças de escoals públicas de Viana
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Escolas(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Os apicultores de Viana produzem uma media de 50 toneladas de mel por ano. E parte dessa produção é distribuída em sachês para os alunos da rede pública de ensino de Viana.
O mel é a sobremesa na hora do recreio de cerca de 30 escolas do município. A nutricionista da escola, Maria Luiza Rodrigues, afirmou que a sobremesa é cheia de nutrientes.
"Como o mel é fonte de energia e de vitaminas e minerais, nós estamos incluindo ele no cardápio. As crianças consomem puro de sobremesa ou com frutas", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário