MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Goianos nascidos no Natal contam como é 'disputar' data com Jesus


Eles dizem que os parabéns sempre se misturam às felicitações natalinas.
Funcionária pública achava na infância que feriado era em sua homenagem.

Vitor SantanaDo G1 GO
Cristina Xavier faz aniversário no mesmo dia do Natal, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristina fez convite dizendo que Jesus e papai noel
estariam na festa dela (Foto: Arquivo Pessoal)
O dia 25 de dezembro é marcado por muitas comemorações, pois é quando se celebra o Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo. Porém, goianos que fazem aniversário nesse dia relatam que a "concorrência" muitas vezes é desleal, já que nem sempre conseguem atrair todas as atenções. Apesar disso, sempre ganham os parabéns em meio às ceias natalinas e a festa fica ainda melhor.

“É uma data bonita, especial. Mas não é uma data sua, quando você tem toda a atenção dos amigos e familiares”, comentou a jornalista Cristina Xavier de Almeida, que completa 38 anos nesta sexta-feira (25).

Ela conta que ao longo da vida teve poucas festas de aniversário, já que, mesmo antecipando a comemoração, disputava com outras confraternizações normais de fim de ano. Assim, na maioria das vezes passou a data com a família e, durante a sobremesa do almoço de Natal, assoprava as velinhas.

“De festa mesmo eu lembro de duas, uma com 15 anos de idade e outra com 30. Nessa última, eu até fiz um convite diferente, falando que meu aniversário era tão especial que ninguém ia perder, que até Jesus e o Papai Noel estariam presentes”, brinca.

A dona de casa Regina Solfa, que completa 50 anos nesta sexta-feira, conta que sempre teve que lembrar as pessoas de que o dia 25 de dezembro é o seu aniversário. “Ninguém lembra, só mesmo quando eu comentava. Aí eles cantavam parabéns”, contou.

Segundo Regina, na infância, ela tinha vergonha de revelar o dia do aniversário, pois achava que celebrar o Natal era mais importante. “Não me lembro de ter tido uma festa como imaginamos de aniversário. Sempre fui tímida, então quando perguntavam quem fazia aniversário em dezembro, eu ficava com vergonha e nunca falava”, disse.
A dona de casa disse que depois que se casou que começou a receber mais lembranças da data. “Na minha casa, quando eu era criança, não tinha muito a tradição do Natal. Depois que casei, me mudei, minhas filhas e amigos lembram e cantam parabéns para mim”, relata.

Já na casa da funcionária pública Ana Cristina Martins Reis, que completa 35 anos hoje, os parabéns também se misturam aos votos de Feliz Natal. “Na minha casa, não tinha costume de fazer uma ceia, sempre foi almoço natalino. Então, como estavam todos reunidos, já aproveitavam e cantavam parabéns para mim, mas coisa bem simples”, conta.
Nascimentos inesperados
Na maioria das vezes, os nascimentos não são planejados e surpreendem toda a família e até mesmo os médicos. “Eu nasci prematura de sete meses. Minha mãe não me esperava, pegou todo mundo de surpresa”, relata Ana Cristina.
Na inocência infantil, eu via todas as lojas fechadas e achava que era por minha causa, que todos não trabalhavam porque era o meu aniversário"
Ana Cristina, funcionária pública
Segundo ela, em função da data do nascimento, muitos familiares queriam que seu nome tivesse alguma ligação com o Natal. “Os mais velhos queriam que meu nome fosse Natalina. Já imaginou”, disse rindo. “Outros queriam que fosse Natália, para lembrar o Natal. Mas aí ficou Ana Cristina mesmo, que não tem nada a ver”, completa, aos risos.
Quando criança, a funcionária pública disse que se considerava muito importante por ter um feriado no dia de seu nascimento. “Na inocência infantil, eu via todas as lojas fechadas e achava que era por minha causa, que todos não trabalhavam porque era o meu aniversário. Eu falava isso para o meu pai e ele ria, mas deixava que eu continuasse acreditando”, lembra com bom humor.
A jornalista Cristina também conta que seu nascimento também não foi planejado. “O médico que fez o meu parto disse para minha mãe dias antes que estava tudo bem na gravidez e brincou que só não podia nascer no Natal”, relembra.
Com a surpresa da data, ela ganhou uma homenagem ao Natal. “Meu nome é Cristina em homenagem ao aniversariante principal dessa data, Jesus Cristo”, conta.
Ana Cristina faz aniversário no mesmo dia do Natal, em Porangatu, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Ana Cristina diz que só teve uma festa de aniversário tradicional em pleno Natal (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário