MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de dezembro de 2013

Celebração senegalesa tem leitura do Alcorão e fartura de alimentos no RS


Comunidade de Passo Fundo se reuniu por 16 horas neste domingo (22).
Data é dedicada a Amadou Bamba, responsável pela libertação do Senegal.

Fábio Lehmen Da RBS TV

Senegaleses de Passo Fundo leem Alcorão em dia de celebração (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Senegaleses de Passo Fundo leem Alcorão em dia de celebração (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
A comunidade senegalesa de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, reservou este domingo (22) para uma celebração especial. Ao menos 300 pessoas que vivem no município gaúcho participaram de um evento dedicado a Amadou Bamba, responsável pela libertação do Senegal do império francês, no início do século passado. A comemoração, que durou 16 horas, teve atividades religiosas e fartura de alimentos, como carne de frango, gado e ovelha.
A data é comemorada por senegaleses em todo o mundo. “Esse dia é muito importante. Sem ele a gente não vive. O Islã ganhou fé graças a ele”, diz o industriário Murtala Fall. “Amadou foi um líder muçulmano. Brigou com a França para fazer religião no Senegal e seguimos ele e os mandamentos”, relata Cheikh Malick Dieng, auxiliar de produção.
Festa que durou 16 horas teve fartura de alimentos (Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)Festa que durou 16 horas teve fartura de alimentos
(Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
No intervalo das refeições, o grupo se dividia na leitura do Alcorão, o livro sagrado do Islã. “Todo ano fica melhor. Amadou é como um padre para nós, um líder que nos dá muita força”, afirma Arame Samb, auxiliar de limpeza.

A comunidade que vive em Passo Fundo é a segunda maior do interior do estado. A maioria trabalha no setor industrial e na construção civil.
Além da celebração deste domingo (22), os senegaleses também estão comemorando uma decisão do governo brasileiro que oficializou visto permanente para quem estiver regularizado no país. “É um dia de festa em todo o mundo. Onde tem senegalês, tem festa”, diz Enhagi Ndiage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário