MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Novo telescópio permite observação de explosões solares em Piracicaba


Luneta americana foi adquirada pelo Observatório Astrônomico da cidade.
Astrônomo explica que período é oportuno para este tipo de fenômeno.

Do G1 Piracicaba e Região

Foto tirada com o novo telescópio de Piracicaba (Foto: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba)Foto tirada com o novo telescópio de Piracicaba
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Piracicaba)
O Observatório Astronômico de Piracicaba (SP) conta agora com um telescópio que permite observar as protuberâncias e manchas do sol. O equipamento chegou na última quinta-feira (29) e já disponível para a visitação de escolas. Segundo o astrônomo responsável pelo local, Nelson Travnik, é o único observatório municipal no Estado equipado com este tipo de aparelho.
A peça é uma luneta fabricada nos Estados Unidos e possui um filtro especial que consegue mostrar essas protuberâncias fruto de gigantescas explosões ocorridas na superfície solar e que podem se estender por milhões de quilômetros. O momento para a utilização deste telescópio é o mais oportuno, já que estamos no ciclo de máxima atividade no sol.
“Este ciclo segue até 2013. O último igual a esse aconteceu nos anos de 2000 e 2001. O sol alterna máximas e mínimas atividades num período de aproximadamente 11 anos”, explica Travnik.
Como o Observatório Astronômico de Piracicaba está aberto à visitação apenas aos sábados das 19h às 22h, e este tipo de observação só é possível durante o dia, o telescópio só está à disposição de escolas que agendarem visita durante o dia. A administração do local ainda estuda uma maneira de possibilitar a visitação diurna para o restante da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário