MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hotel vira albergue e 50 presas trocam celas por quartos em Mato Grosso


Quartos que recebiam hóspedes vão abrigar presas que cumprem pena.
Estado deve pagar mensalmente cerca de R$ 14 mil pelo aluguel do imóvel.

Do G1 MT

hotel vira albergue em Várzea Grande (Foto: Reprodução/TVCA)Reeducandas devem passar a noite em albergue
(Foto: Reprodução/TVCA)
Um antigo hotel foi transformado na nova Casa do Albergado para abrigar cerca de 50 reeducandas em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Agora, os quartos que recebiam hóspedes vão ser ocupados por presas que cumprem pena no regime semiaberto. Neste sistema, a reeducanda se apresenta espontaneamente para dormir no abrigo. O estado deve pagar mensalmente cerca de R$ 14 mil pelo aluguel do imóvel, conforme relatou nesta nesta sexta-feira (27) o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa.

As reeducandas chegaram a voltar para as residências dos familiares devido à precariedade do antigo abrigo do sistema penitenciário, conforme informações do Poder Judiciário de Mato Grosso. “No antigo albergue não havia condições dignas de habitação, porém, este local apresenta condições para as mulheres cumprirem rigorosamente o regime semiaberto”, destacou o juiz da 5ª Vara Criminal de Várzea Grande, Abel Balbino Guimarães.

O novo albergue fica localizado na Avenida Filinto Muller, no bairro Jardim Eldorado. O secretário Paulo Lessa lembrou que a medida tem a intenção de ressocializar as mulheres que cometeram crimes. “As reeducandas inseridas no programa tornam-se responsáveis pelo ambiente e nessa direção desenvolvem ações visando o respeito mútuo” , ressaltou o secretário.

Interdição
A secretaria informou também que o albergue antigo teve as atividades paralisadas em dezembro de 2011 em função da fragilidade das instalações. A unidade oferecia 27 vagas e atendia na ocasião da interdição pelo menos 30 presas. Já a nova unidade, oferece 50 vagas e o imóvel dispõe de seis dormitórios espaçosos equipados com beliches, treliches e diversos banheiros, além de ampla área para administração, refeitórios e quintal.
Com a inauguração do Albergue Feminino em Várzea Grande, a cidade passa a ter dois centros de ressocialização para detentos. Um outro albergue localizado na Avenida Júlio Campos, no bairro Jardim Glória I, abriga 80 detentos masculinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário