MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Famílias assentadas investem na produção de pepinos em SP


Projeto do Incra e da iniciativa privada ajuda a melhorar a renda.
Agricultores investem no cultivo de mini pepinos, que têm venda garantida.

Do Globo Rural

No assentamento Santa Cristina, em Murutinga do Sul, noroeste de São Paulo, Aparecido Gomes de Sá está diversificando a produção. Há três anos no lote, ele planta algumas frutas, como manga e banana, mas um novo projeto deixou o produtor animado. Ele e outras oito famílias assentadas plantaram 50 mil mudas de mini pepino.
O projeto foi levado aos assentados por técnicos do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Eles perceberam a demanda do mercado e decidiram incentivar os assentados.
Em outro assentamento em Paulicéia, oeste de São Paulo, a plantação começou no fim do ano passado. As 12 famílias que participam do projeto investiram, cada uma, R$ 800 em um sistema de irrigação por gotejamento e em adubos para que o legume, que já é precoce, tenha um ciclo ainda mais rápido.
Os pepinos plantados há 29 dias já estão sendo colhidos. Toda a produção tem um comprador garantido, eles vão direto para as indústrias que vendem o alimento para redes de restaurantes.
O legume é curtido e se transforma em picles. Edvaldo Maia já está no fim da segunda colheita. Ele plantou sete mil mudas porque sabe que o retorno financeiro da cultura também é rápido.
O quilo do mini pepino é vendido, em média, por R$ 0,65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário