MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Esperada para o 2º semestre, minivan da GM é 'irmã' do Cobalt


Com versões para 5 e 7 ocupantes, a Spin substituirá a Meriva e a Zafira.
G1 flagrou o carro em SP e conheceu detalhes externos e internos.

Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo

Difícil eleger qual o principal lançamento da General Motors em 2012: todos parecem ser candidatos a carro do ano, essenciais numa gama que, desde o ano passado, vem sendo impiedosamente renovada. Um dos próximos da lista é a minivan que, de uma só vez, substituirá a compacta Meriva e a média Zafira – oferecendo versões de cinco e sete lugares. A Spin já foi flagrada em testes por internautas e, na última segunda-feira (16), o G1 a encontrou em uma rua de São Bernardo do Campo (SP), praticamente sem disfarces, e pôde conferir detalhes.
Dianteira da Spin será mais harmoniosa do que as de Cobalt e Agile (Foto: Rodrigo Mora/G1)Dianteira da Spin será mais harmoniosa e proporcional do que as de Cobalt e Agile (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Irmã do Cobalt
Por fora, a minivan adota identidade visual que separa a grade em duas partes. Os faróis são mais alongados e esguios, avançando sobre o para-lamas. A traseira tem visual limpo, com lanternas que lembram as do hatch Agile. As rodas da versão LTZ serão de 15 polegadas; o desenho lembra as do Citroën Aircross.
O interior da Spin, que foi mostrado ao repórter sem permissão para ser fotografado, é praticamente idêntico ao do sedã Cobalt: foram mantidos tecidos de bancos e portas, alavanca do câmbio, volante, disposição dos equipamentos e até o interessante painel de instrumentos. A única diferença mais evidente são os porta-objetos instalados ao redor do rádio, que lembram as saídas centrais do ar-condicionado da S10.
Independente de comportar 5 ou 7 ocupantes, a Spin deverá ter as mesmas dimensões externas – ao contrário da Nissan Livina, que, na versão de 7 passageiros, tem a traseira espichada.
Traseira tem visual limpo, com lanternas que lembram as do hatch Agile (Foto: Rodrigo Mora/G1)Traseira tem visual limpo, com lanternas que lembram as do hatch Agile (Foto: Rodrigo Mora/G1)
MecânicaA minivan usa a mesma plataforma do Cobalt que, por sua vez, é uma derivação da Gamma II (utilizada na quarta geração do Corsa, que nunca pôs os pés no Brasil). A motorização também repetirá as ofertas do sedã: 1.4 Econo.Flex, de 97 cavalos quando abastecido com gasolina, e 102 cv com álcool; e 1.8 Econo.Flex - este último ainda será lançado para o Cobalt. Sob o capô da Meriva, único modelo que ainda carrega esse propulsor, rende 112/114 cv.
Faróis serão mais alongados e esguios, avançando sobre o para-lamas (Foto: Rodrigo Mora/G1)Faróis serão mais alongados e esguios, avançando sobre o para-lamas (Foto: Rodrigo Mora/G1)
No caso do motor maior, uma caixa automática de 6 velocidades – a mesma do Cruze – o acompanhará. Vale destacar que o propulsor do Cruze é outro, também 1.8, mas com 16 válvulas e 140/144 cv. Mas, assim como ocorrerá com o Cobalt, a versão mais potente poderá ser lançada posteriormente.
Rodas da versão LTZ serão de 15 polegadas; desenho lembra as do Citroën Aircross (Foto: Rodrigo Mora/G1)Rodas da versão LTZ serão de 15 polegadas; desenho lembra as do Citroën Aircross (Foto: Rodrigo Mora/G1)
A minivan será oferecida nas versões LT e LTZ, enquanto a "espartana" LS – que existe para outros carros da marca – ainda é incerta. A GM não confirma, mas o carro deverá ser apresentado no início do segundo semestre – antes, a montadora lançará o Sonic, que também tem rodado "desinibido" pelas ruas de São Paulo, e o Cobalt 1.8 automático.
Minivan adota identidade visual que separa grade em duas partes (Foto: Rodrigo Mora/G1)Minivan adota identidade visual que separa grade em duas partes (Foto: Rodrigo Mora/G1)

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