MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

4º Fórum das Águas de Manaus discute qualidade de recursos hídricos


Fórum discutiu qualidades dos recursos hídricos da cidade.
Segundo pesquisador, 'falta de educação é o que polui nossas águas'.

Tiago Melo Do G1 AM
4º Fórum das Águas de Manaus sediado na Assembléia Legislativa do Amazonas (Foto: Tiago Melo/G1 AM)4º Fórum das Águas tratou sobre qualidade da água
em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
A quarta edição do Fórum das Águas de Manaus reuniu, nesta segunda-feira (9), na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), localizado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, especialistas e autoridades para debater a questão de sustentabilidade e qualidades dos recursos hídricos da cidade.

A programação deste ano incluiu debates e palestras com o Dr. Marcos Oliveira, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Dr. João Tito Borges, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dr. Sérgio Bringel, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Dra. Mônica e Dr. Sérgio Nozawa, da Uninilton Lins.

Com a palestra realizada no auditório Belarmino Lins da ALE-AM, o químico e pesquisador, Dr. Sérgio Bringel tratou sobre a "Qualidade da água na Amazônia". Durante a palestra, importantes pontos sobre o saneamento básico da cidade foram levantados. "Manaus toda carece de saneamento básico. Não existe um bairro que tenha um projeto de saneamento. Por isso temos esses inúmeros casos de lixos e fezes que contaminam os lençóis d'água", afirmou o pesquisador.

Para Bringel, as autoridades deveriam atentar mais para a questão e aprender com estudos publicados. "Segundo pesquisas recentes, a cada um dólar investido em saneamento básico, sete dólares são economizados em saúde. Se tivéssemos um bom sistema de saneamento básico, devidamente planejado, não teríamos casos de crianças morrendo de diarréia pelo estado".

Bringel ainda comenta sobre projetos como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). "O Prosamim é um lindo projeto urbanístico, somente. Não há preocupação nenhuma com os igarapés que correm nos locais". Segundo o químico, a culpa não é somente do governo. "É a falta de educação do povo que polui nossas águas, se cada um fizesse sua parte, e não despejasse seus dejetos às margens dos igarapés, não teríamos cerca de 90% deles contaminados", concluiu Bringel.
Fórum das Águas de Manaus
O evento, que já está na quarta edição, foi criado em 2009 e registra o Dia Mundial da Água no Amazonas, comemorado no dia 22 de março. O fórum conta com palestras e debates sobre o manejo e o gerenciamento dos recursos hídricos, além de apresentar experienciais e discutir problemas a respeito do saneamento básico no Estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário