MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de março de 2024

Seis em cada 10 brasileiras afirmam gostar de seus empregos, apesar de temerem o futuro profissional

 


Segundo análise da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, as mulheres no Brasil parecem estar muito mais satisfeitas com sua vida profissional do que os homens. Dados de 25 de fevereiro da plataforma YouGov Profiles mostram que 60,7% das mulheres entrevistadas no país disseram que gostavam de seu trabalho. O número é estatisticamente maior do que os 57,7% registrados entre os brasileiros. Esse sentimento ocorre apesar de as mulheres brasileiras também serem mais propensas do que os homens a dizer que temem o rumo de suas carreiras (77,1%, contra 75,5%).

Ao mesmo tempo, o amor pelo trabalho não significa que elas só pensam em progredir na carreira. Em comparação com os brasileiros, elas são estatisticamente mais propensas a dizer que gostariam de não ter de trabalhar todos os dias (53,8% x 51,9%), que a família é mais importante do que a carreira (65,3% x 64,2%) e que não gostam que lhes digam o que fazer (65,5% x 61,3%). Isso sugere que as mulheres brasileiras não estão dispostas a se sacrificar tanto por seu trabalho, o que pode indicar um desejo de se desenvolverem de forma mais holística.

Educação, Contabilidade, Jurídico e Medicina são as áreas mais ocupadas pelas mulheres

As mulheres no país também tendem a se envolver em determinadas atividades econômicas com mais frequência do que os homens. Por exemplo, 14,6% das brasileiras afirmam estar empregadas no setor de Educação, o ramo econômico mais escolhido pelas entrevistadas pelo Profiles. Esse número é quase o dobro dos 7,7% dos homens que também afirmam trabalhar no setor de Educação.

Em comparação com os homens, elas tendem a escolher com mais frequência os setores de Contabilidade, Serviços jurídicos e Medicina para seu desenvolvimento profissional. No entanto, grande parte do trabalho das mulheres brasileiras ocorre fora do setor privado: apenas 51% das que trabalham relatam estar empregadas em uma organização com fins lucrativos, abaixo dos 58,5% registrados para eles. Em contrapartida, as mulheres que trabalham no Brasil têm uma probabilidade estatisticamente maior de serem empregadas em instituições públicas e organizações não governamentais.

David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, diz que é importante observar que o desemprego não é a única força que mantém as mulheres fora do mercado de trabalho brasileiro. “De acordo com o Profiles, 13,6% das consumidoras adultas do país afirmam estar desempregadas. Mas 9,3% estão cuidando da casa ou de um membro da família - um número quase cinco vezes maior do que o registrado para o mesmo caso entre os homens. Isso sugere que o trabalho doméstico ou o cuidado com os membros da família impede que as mulheres aceitem empregos”, afirma.

Para quais empresas as mulheres querem trabalhar no Brasil?

Com os incentivos certos, algumas marcas poderiam estar mais bem posicionadas para convencer essas brasileiras a ingressar no mercado de trabalho. De acordo com o YouGov BrandIndex, entre as mulheres do país, O Boticário é a empresa com a maior pontuação de Reputação corporativa até 22 de fevereiro (os últimos dados disponíveis), com 66,8 pontos. Esse indicador reflete quantas pessoas teriam orgulho (ou vergonha) de trabalhar para cada marca analisada.

Ao mesmo tempo, é importante mencionar que O Boticário, na verdade, perdeu quatro pontos de Reputação corporativa entre 2023 e 2024, sugerindo que a marca de beleza e cosméticos vem de fato perdendo apelo entre as mulheres no Brasil. “A Nestlé, por outro lado, além de ser a segunda maior pontuação de Reputação corporativa no país, também conseguiu ganhar mais de 13 pontos desde fevereiro do ano passado. Isso sugere um fortalecimento da marca de alimentos entre o público feminino como potencial empregador”, acrescenta Eastman.

O diretor menciona ainda que, embora algumas marcas estejam no topo tanto das mulheres quanto do público em geral em Reputação corporativa, as mulheres brasileiras tendem a favorecer um pouco mais determinadas empresas. O Boticário, Nestlé, Coca-Cola, Natura, L'Oréal e Netflix, embora sejam consideradas potencialmente boas empregadoras pelas mulheres e pela população em geral, têm avaliações substancialmente mais altas entre as mulheres brasileiras.


Metodologia

YouGov Profiles é baseado em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. Os dados de perfis para o Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região.

YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A pontuação do Reputação corporativa das marcas é baseada na pergunta: "Suponha que você estivesse procurando um emprego (ou aconselhando um amigo à procura de um emprego). Em qual das seguintes empresas você TERIA ORGULHO/VERGONHA DE TRABALHAR?" e entregue como uma pontuação líquida entre –100 e + 100. As pontuações são baseadas em uma média de amostra diária de 3437 adultos no Brasil em 22 de fevereiro de 2024. Os números baseiam-se numa média móvel de 52 semanas.

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Sobre a YouGov

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil. Com dados acumulados ao longo de 20 anos de operação, a YouGov utiliza os chamados "dados vivos" - informações do consumidor continuamente atualizadas, precisas e acionáveis. A missão da empresa é oferecer uma visão incomparável sobre o que o mundo pensa, com soluções inovadoras que ajudam as marcas, proprietários de mídia e agências mais reconhecidas internacionalmente a planejar, ativar e acompanhar melhor suas atividades de marketing. Os dados da YouGov são regularmente referenciados pela imprensa global, sendo a segunda fonte de pesquisa de mercado mais citada no mundo.


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Dia da Mulher

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As marcas O Boticário, Nestlé e Coca-Cola se destacam entre as mulheres como boas empregadoras 

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