São Paulo, 5 de março de 2024 - A
Intermodal South America começou hoje, com a presença de autoridades
públicas, empresários e especialistas do setor da logística, do
transporte de carga, da intralogística e do comércio exterior. O evento
segue até o dia 7 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo, e reúne
mais de 500 marcas expositoras de mais de 15 países. Mais de 43 mil
profissionais são esperados nos três dias de evento.
O
evento coincide com um período importante do País, de crescimento dos
setores produtivos nacionais, e com a evolução ainda maior do setor
logístico, que ganha mais força com a chamada multimodalidade.
Inclusive, este foi um tópico comum abordado pelos participantes durante
a cerimônia de abertura. Todos, cada um em seu segmento, reforçaram a
importância do transporte multimodal e a necessidade de investimentos na
infraestrutura de transportes e no desenvolvimento tecnológico.
Presente à cerimônia, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas,
afirmou que a logística no Brasil é um desafio, mas que vem sendo
vencido paulatinamente e utilizou a 28ª edição da Intermodal South
America para mostrar este evidente crescimento do setor.
“Esta
feira é a maior de todos os tempos e traz uma oportunidade de conectar
oferta e demanda, conectar fornecedores de serviços, apresentar novas
tecnologias, falar de sistemas inteligentes de transporte, em um momento
extremamente interessante para o Brasil, tendo em vista que bons ventos
sopram para o país no cenário externo. As aprovações da reforma
trabalhista, da reforma da previdência, da lei de liberdade econômica,
além de maior autonomia do Banco Central, por exemplo, deram mais bases
para que o Brasil pudesse pensar em um crescimento mais sustentável e
mais forte. Especialmente agora, podemos liderar esse processo de
transição energética porque nós temos todos os insumos para sermos
protagonistas na questão do biometano, do hidrogênio verde, dos
biocombustíveis. Enfim, nós podemos dar saltos gigantescos e,
obviamente, com investimentos, tanto públicos, como privados, em
infraestrutura”, avaliou o governador de São Paulo.
O ministro dos Transportes, Renan Filho,
comentou que “o Brasil conquistou um crescimento significativo, tanto
nos investimentos públicos quanto nos investimentos privados, o que,
obviamente, ajuda a nossa economia porque gera emprego no curto prazo e
cria uma externalidade positiva para ajudar na competitividade de todos
os outros setores da economia”.
Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
ressaltou que 2023 foi um ano crucial para o desenvolvimento econômico
do Brasil. “Hoje, mais do que nunca, o Brasil vive um momento
importante, de retomada do crescimento econômico, já que 2023 foi muito
positivo para o nosso País, no qual iniciamos o ano, por exemplo, com
uma expectativa de crescimento na ordem de 0,6% e terminamos com cerca
de 3% de incremento do PIB. Assim como a taxa de juros, que no início do
ano era de 13,75 e encerrou em 11,75".
Segundo
Costa Filho, 2023 foi um ano histórico para o Brasil. "Pagamos quase R$
100 bilhões de precatórios, o que vai aquecer a economia. Isso fez o
Brasil se tornar a 9ª economia do mundo e o segundo banco mundial, das
dez principais economias do planeta, sendo procurado por investidores
internacionais, que querem investir em portos, aeroportos, rodovias,
infraestrutura, petróleo e gás, o que será essencial para o
desenvolvimento do Brasil. Desta forma, com a retomada do investimento
público-privado e o diálogo com o setor produtivo, o Brasil vai crescer
muito nos próximos anos”, comentou o ministro.
Além
disso, Costa Filho elencou as parcerias com o Porto de Santos, as
retomadas de investimento e as melhorias realizadas na cidade, com o
investimento de R$ 10 bilhões nos últimos anos, que trouxeram melhor
mobilidade urbana para o município, contribuindo com o processo
logístico.
O
ministro de Portos e Aeroportos comentou também sobre investimentos
para o aeroporto de Congonhas e em hidrovias nacionais. “Serão
investidos R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas, um dos corações na
aviação brasileira, que será fundamental para a gente ter um aeroporto
mais estruturado. Além disso, temos trabalhado no PAC Portos, com
investimentos de quase R$ 80 bilhões, no PAC da aviação civil, com cerca
de R$ 15 milhões e R$ 4 bilhões em hidrovias e será a primeira vez que o
Brasil terá uma secretaria de hidrovias”, afirmou.
Expansão da Intermodal - Ainda
durante a cerimônia de abertura, o presidente da Informa Markets
Brasil, Marco Basso, ressaltou a magnitude do evento e sua importância
na apresentação de inovações e soluções tecnológicas para todos os elos
da cadeia logística. “Este é considerado o maior evento do setor nas
Américas; o evento ocupa quatro pavilhões, o equivalente a mais de 40
mil metros quadrados e temos mais de 500 empresas de 15 diferentes
países que apresentarão as últimas tendências do mercado. Além disso, a
Intermodal South America tem o papel de aproximar empresas e propiciar
essa sinergia entre o setor público e privado, tão importante para o
desenvolvimento nacional. Acreditamos que essa seja uma das maiores
edições de todos os tempos”, disse Basso.
O
diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, Hermano
Pinto Jr, enfatizou a preocupação do encontro com o tema
sustentabilidade. “Neste momento o mundo está voltado para questões
ambientais, como a redução das emissões de gases tóxicos, e esse setor
tem o papel estratégico de traçar novas soluções e liderar essa pauta. É
nosso compromisso trabalhar a adaptabilidade dos modais e investir em
capacitação e tecnologia para garantir nosso completo alinhamento com a
COP 28”, destacou Hermano.
Já
o presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Vander
Costa, reforçou em seu discurso a importância da multimodalidade e da
integração de modais para melhor eficiência logística. “É preciso
investir na integração e na multimodalidade para alcançarmos a
eficiência sustentável que tanto buscamos. A agenda ESG foi abraçada
pela cadeia de transportes e é prioridade para os próximos anos”.
Acordos e parcerias
Na
ocasião, foi assinado o acordo de Cooperação Técnica firmado entre o
MOVEINFRA, a INFRA S.A., o CNT/SEST/SENAT e CNI/SENAI em prol de novas
parcerias e investimentos na cadeia de transporte logístico nacional.
Assinam o documento: João Alberto Abreu, presidente do Conselho Diretor
do Moveinfra; Natália Marcassa, CEO do Moveinfra; Jorge Bastos,
diretor-presidente da INFRA S/A, Vander Costa, presidente da
CNT/SEST/SENAT e Renan Filho, ministro dos Transportes.
O
diretor substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT), Guilherme Sampaio, destacou a relevância entre a cooperação de
diferentes modais, como o terrestre e o aquaviário, para o melhor
aproveitamento da infraestrutura nacional e de desempenho logístico.
“Estamos com uma proximidade muito grande com a ANTAQ, exemplo disso é a
parceria muito produtiva que se deu na Baixada Santista. Buscamos uma
operação eficiente com uma matriz energética sustentável através da
multimodalidade e da aplicação inteligente de recursos”.
O
diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, exaltou os números positivos da
movimentação portuária no Brasil no ano passado. Segundo o executivo,
foram movimentadas mais de 1 bilhão e 300 milhões de cargas nos portos
brasileiros em 2023, um recorde histórico. De acordo com Nery, um dos
projetos prioritários deste ano é trabalhar os gargalos terrestres que
dão acesso aos portos e a aceleração de hidrovias. “Estamos com quatro
projetos de hidrovias em andamento: Uruguai/Brasil e Rio Madeira, ambas
em estágio avançado de desenvolvimento, Rio Paraguai e Barra do Norte.
Queremos agendar as audiências públicas sobre as concessões desse modelo
de modal. Precisamos otimizar o potencial das hidrovias, afinal, são
mais de 60 mil quilômetros navegáveis”.
A
cerimônia de abertura da Intermodal South America 2024 também foi palco
para a assinatura de declaração conjunta de Parceria Público-Privada
entre o Brasil e os Países Baixos em relação ao desenvolvimento de
portos verdes, o chamado Green Ports Partnership.
O
vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, marcou presença no encontro e
reforçou a importância estratégica que os portos brasileiros possuem na
cadeia mundial, especialmente no continente europeu. “O Brasil é um
parceiro muito importante para nós, uma relação antiga que vem crescendo
cada vez mais. Fiz questão de vir pessoalmente assinar esse acordo e
trouxe comigo uma experiente equipe de parceiros logísticos para
trabalharmos em projetos que visem o futuro. O Brasil e a Holanda têm em
comum a importância logística para a Europa, além da ambição pela
construção de um futuro melhor e mais sustentável”.
O green ports partnership é um programa de cooperação por três anos que será um apoio
para que empresas holandesas possam exportar e investir no Brasil, bem
como promover exportações e investimento de empresas brasileiras para os
Países Baixos, ampliando, assim, de forma conjunta, a cooperação
bilateral e a troca conhecimento, desenvolvendo a logística portuária e
gerando oportunidades de negócios no mercado marítimo, com foco no
desenvolvimento sustentável e inovador de portos e terminais
brasileiros, além da digitalização, sustentabilidade e transição
energética.
Pelo Brasil, assinaram a declaração o
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a diretora de
Programa da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de
Investimentos da Casa Civil da Presidência da República Pronunciamentos,
Amanda Seabra; o diretor Geral da ANTAQ, Eduardo Nery; o diretor-geral
substituto da ANTT, Guilherme Sampaio; e o presidente da INFRA S/A,
Jorge Bastos. Já em nome da Holanda, assinaram o vice-prefeito de
Rotterdam, Robert Simons; o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André
Driessen; e o Assessor Sênior de Energia e Gerente Sênior do Programa
de Promoção Comercial - ICEP, da Agência Empresarial dos Países Baixos
(RVO), Edu Willemse.
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