Usuários precisam ficar atentos a táticas criminosas e também podem verificar aspectos de segurança nos próprios sites das lojas
O Brasil ocupa atualmente a segunda posição no ranking de países mais vulneráveis a ataques cibernéticos do mundo, sofrendo 45,9 bilhões de ofensivas apenas no 1° semestre de 2022, de acordo com os dados de um relatório recente da empresa de cibersegurança, Trend Micro.
“Em períodos de grande acesso, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques e tentativas de golpe, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude”, pontua Armindo Sgorlon, CEO da SGA, empresa do grupo FCamara, que atua na frente de Cloud, Cibersegurança e Data & Analytics.
O executivo indica três pontos de atenção para os consumidores na hora de fazer compras online. Confira:
1- Cuidado com o phishing
Phishing é o ato de enganar as pessoas para que compartilhem suas informações confidenciais, como senhas e número de cartões. Para “fisgar” a vítima, os golpistas normalmente se passam por funcionários de uma organização de confiança e enviam um e-mail ou SMS com um link. Caso a pessoa caia na armadilha e clique no link, ele direcionará para um website fake, onde os criminosos poderão obter dados de login e senha, por exemplo.
“Esse golpe pode acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou mensagem de texto alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, explica Armindo.
2 – Atenção aos pagamentos com PIX
Existem diversas formas de se aplicar um golpe por meio do Pix e em período com grande volume de vendas isso pode aumentar. Como é possível fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e manipulam esses dados, direcionando a transferência para outro recebedor e não para o e-commerce em si. É fundamental que o cliente, antes de concluir o pagamento, verifique o nome de quem receberá o dinheiro, para confirmar que se trata do destinatário correto.
3 - Verifique selos e certificados de segurança
Esse tipo de recurso é usado em lojas virtuais para proteger os dados dos usuários e proteger o próprio site contra fraudes. Por isso, ao entrar em uma loja online, verifique se há a imagem do cadeado ao lado da URL do site (o endereço eletrônico) e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes indicam que a conexão é segura.
Os lojistas, por sua vez, podem contar com o auxílio de empresas especializadas, que fazem toda a jornada da cibersegurança para os sites de e-commerce, como a FCamara. “Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, finaliza Sgorlon.
Sobre a SGA
Fundada em 2010, a SGA, empresa do Grupo FCamara, é uma consultoria de TI especializada em nuvem que cria soluções para desafios reais que evoluem empresas de diversos segmentos e portes. Com expertise em tecnologias que envolvem infraestrutura, aplicações em nuvem, modernização de dados, inteligência artificial e cibersegurança, aliado a um time altamente capacitado, promove a transformação em todas as áreas e o negócio. A SGA tem como objetivo apoiar cada cliente em sua jornada de transformação digital, atuando sempre em conjunto com a área de TI, garantindo que eles se tornem ainda mais competitivos. Saiba mais em: www.sga.com.br.
Sobre a FCamara
A
FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que transforma adoção
de jornadas digitais em valor para os negócios. Com mais de 16 anos de
atuação, a multinacional brasileira tem operações na Europa e Reino
Unido. Seu ecossistema contempla a orquestração de jornadas ponta a
ponta e um conjunto de competências que permitem desenvolver iniciativas
sem partir do zero, por meio de uma abordagem personalizada, flexível e
centrada na cocriação das melhores estratégias de geração de valor. Com
alta especialização em setores como varejo, saúde e mercado financeiro,
suas soluções impulsionam a aceleração de receitas, elevam a eficiência
operacional, ativam novas fontes de receita e criam projetos de
impacto, contando com um núcleo de Inteligência Artificial (IA) que
promove a adoção eficiente e integrada dessas tecnologias. A FCamara
acumula diversos reconhecimentos importantes de mercado, evidenciando a
robustez de seu ecossistema. Foi consagrada no Prêmio ISG Paragon Awards
com o melhor case do ano com sua jornada de aceleração de vendas em
canais digitais, é referência em interoperabilidade na saúde pelo Prêmio
"Líderes da Saúde" e foi reconhecida ainda no Prêmio Banking
Transformation por desenvolver o meio de pagamento mais inovador do ano
em 2022. Saiba mais em www.fcamara.com.
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