Durante a Expo Franquias Nordeste marcas apresentam seus planos de expansão e apostam no interior para crescer
As redes Sal e Brasa Grill Express e Tintas MC marcam presença no evento que será de 21 a 23 de março
O setor do franchising vem crescendo vertiginosamente a cada ano no Brasil. Essa expansão não acontece apenas nas capitais das regiões sul e sudeste. Norte e Nordeste vem ganhando cada vez mais destaque nesse cenário. Segundo uma pesquisa de 2023 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), locais como Ceará, Recife, Salvador, Belém e Manaus estão entre os 15 municípios com maior número de operações, quando se compara o 1º semestre de 2022 com o mesmo período de 2023.
Para mostrar toda a potência do Nordeste, marcas vão se reunir na Expo Franquias Nordeste (EFN), que acontecerá de 21 a 23 de março no RioMar, em Recife, das 14h às 21h. Serão mais de 80 marcas de franchising no espaço de feiras, além de dois eventos paralelos: o Franchising Talks e o Congresso de Franquias & Varejo Norte e Nordeste da ABF.
O evento também vem para mostrar que as franquias estão apostando muito na expansão fora do eixo Sudeste, além de buscarem cidades menores, mas com grande potencial. É o caso das redes Sal e Brasa Grill Express, de Salvador, que está no setor de food service e da consagrada rede de lojas de tintas de São Paulo, Tintas MC, do setor de construção civil.
A rede Sal e Brasa Grill Express é uma das marcas mais conceituadas em grelhados do país. Com forte presença em shopping centers, a rede está em todo Nordeste, com 40 unidades, sendo 10 só em Pernambuco. Durante a EFN a marca quer apresentar o negócio para os empreendedores interessados em investir no segmento de food service, que oferece ótimo faturamento médio mensal (a partir de R$ 210 mil), com uma lucratividade que pode chegar a 20%.
A franquia quer expandir no interior do Norte e Nordeste, principalmente nas cidades menores. Para tanto, está desenvolvendo um novo modelo de negócio que será apresentado até o final de 2024, trata-se da “Loja de Rua”, um modelo que vai atender cidades com 150 mil habitantes. Apesar de não ter os valores fechados do investimento do novo modelo, Fernando Ribeiro, CEO da rede, acredita que ficará entre R$ 300 mil a R$ 350 mil podendo atingir um faturamento médio mensal de R$ 180 mil.
“Na nossa estimativa vamos conseguir, com esse novo modelo, levar o nosso conceito de fast food para cidades que não possuem shopping centers, mas que desejam grelhados de qualidade acompanhados com comida típica local”, relata o CEO.
Hoje, a rede está presente em algumas cidades do interior do Nordeste, como: Itabuna, Camaçari e Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE). “O Nordeste ainda é uma tela em branco, tem muito espaço para crescer e queremos reforçar nossa presença por aqui”, explica Fernando.
Construção Civil ganha espaço na região
Um dos termômetros da economia é o setor da construção civil e essa temperatura é sentida também no setor do franchising, que cresceu 9,8% em 2023, comparado com 2022. E a rede de lojas Tintas MC é a prova que o setor vai bem.
A rede abriu 28 unidades em 2023, o que corresponde a um crescimento de 62%, comparado com o ano anterior. A expectativa para 2024 é abrir mais 60 unidades. Hoje, a marca conta com seis unidades no Nordeste e quatro na região Norte. No total, a rede tem mais de 220 lojas pelo Brasil.
Com a estratégia de expandir nas capitais e interior, a rede quer durante a EFN conversar com empresários dispostos a investir em uma unidade do zero ou partir para a Conversão de Loja. Segundo a gerente de expansão da marca, Ana Centrone, a empresa vê grande potencial no mercado pernambucano e mapeou mais de 30 cidades como fortes praças. “Acredito que em Pernambuco caibam cerca de 40 unidades da Tintas MC e só neste ano queremos abrir 10 lojas”, ressalta Ana.
Segundo pesquisa da empresa, Pernambuco tem um potencial de venda de 43 milhões de litros de tintas imobiliária / anual. E para incentivar os empreendedores durante a EFN, a Tintas MC fez uma parceria com o banco do Nordeste que viabiliza o negócio na região, além de ofertar o projeto arquitetônico da loja.
Para os candidatos que quiserem um encontro ainda mais personalizado, a franquia vai realizar no dia 20 o “Encontro de Novos Negócios”, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.
Informações para o evento da Tintas MC
Data da realização: 20/03/24
Local do evento: Hotel Jangadeiro – Boa Viagem
Av. Boa Viagem, 3114 –
Horário: 19 h
Imagens relacionadas
Feira é uma grande oportunidade para conhecer novos negócios Divulgação baixar em alta resolução |
Ana Marçal (21) 9699-8535 || Av. Dr. Arnaldo, 2285 | Sumaré - SP | CEP: 01255-000 ana@passoavanti.com.brwww.passoavanti.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário