Wella
Company, empresa líder no mercado profissional de beleza no Brasil,
inaugura em conjunto com a ID Logistics, um dos principais operadores
logísticos internacionais, o seu primeiro Centro de Distribuição no
Brasil, na cidade de Extrema, Sul de Minas Gerais. Este novo armazém não
apenas se torna uma referência nacional no segmento de beleza, mas
também se destaca como a terceira maior operação da Wella globalmente. E
para celebrar o Dia das Mulheres, Wella Company e ID Logistics se unem
para ressaltar e homenagear as mulheres que são o verdadeiro exemplo de
liderança feminina em ambas as organizações.
A
presidente da Wella Company no Brasil, Nathalie De Gouveia, é natural
da França, já trabalhou no mercado de países como Espanha e Portugal e
veio para o Brasil em 2015, mas foi em 2019 que ela entrou para o time
da Wella. Sob sua gestão, a empresa se tornou líder no mercado
profissional de beleza no país, tanto em coloração quanto em tratamento.
Nathalie foi primeira mulher a liderar como presidente da companhia no
Brasil, uma conquista significativa e de muita responsabilidade.
“Quando
aceitei o cargo eu não sabia que nunca havia tido uma mulher como
presidente no Brasil, já que a empresa completa 70 anos no mercado
nacional esse ano. Claro que os desafios não foram poucos, ainda mais
porque estávamos passando pelo processo de independência da companhia
durante a pandemia. Mas, com o comprometimento do time que temos e um
planejamento bem estabelecido, conseguimos triplicar os resultados no
país em 3 anos”, relembra Nathalie.
Atualmente,
a equipe da Wella Company conta com 302 colaboradores no Brasil, sendo
59% do gênero feminino, 55% de mulheres em cargos de gerência e 60% em
cargos de alta liderança – algo que, ainda, não é recorrente em grande
parte das empresas. Segundo pesquisa do Panorama Mulheres 2023, estudo
feito pelo Talenses Group em conjunto com o Insper e publicado pela
Forbes, apenas 17% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por
mulheres. Já ao analisarmos outros cargos como vice-presidentes,
conselheiras e diretoria, o valor não ultrapassa 34%.
Hoje,
a Wella Company adota várias medidas para incentivar as mulheres,
oferecendo flexibilidade de horário para as mães se adaptarem a nova
rotina, auxílio creche e muitos outros benefícios, além de contratar
mulheres independentemente de estarem gravidas ou voltando da licença
maternidade. O projeto #PorElas é outra iniciativa muito importante, são
encontros que tem como propósito criar uma rede de apoio entre as
colaboradoras para impulsionar internamente suas carreiras.
“Acredito
que aos poucos podemos mudar o cenário no Brasil e aumentar a equidade
professional. Quando entrei na Wella, tinha acabado de volta de licença
maternidade, um momento de muita insegurança para grande parte das
mulheres, e foi ali que percebi como a empresa se preocupava com seus
funcionários e, especialmente, com as mulheres que contratavam. Quero
que todas as mulheres sejam acolhidas aqui na Wella como eu fui, para
isso, montamos um calendário com treinamentos, eventos, workshops,
lançamentos de produtos, participação em campanhas de marketing e
comunicação, atualizações técnicas e atividades que possam inspirá-las”,
ressalta a presidente.
Na
visão da Caroline Apezzatto, Diretora de Desenvolvimento de Negócios,
R&D e Comunicação da ID Logistics, ter essa liderança feminina a
frente dos processos foi algo muito importante para a independência
total da Wella e implementação do novo centro de distribuição. Ela vê no
seu dia a dia que para as mulheres é muito intuitivo dar atenção aos
detalhes da execução de projetos e cuidar da saúde mental do grupo, o
que na visão dela fez muita diferença no case da empresa líder no
mercado profissional de beleza no Brasil.
“Foi
notável o cuidado em todas as fases, com tudo e com todos. O
direcionamento de ambas as lideranças femininas sempre foi o de garantir
a entrega no prazo com base nos requerimentos e particularidades do
negócio e, ao mesmo tempo, contribuir para um clima organizacional mais
humanizado, com foco no desenvolvimento de um time de alta performance,
mas também unido, altamente engajado e com orgulho de pertencer a este
projeto. Para mim, dentre muitas das características de nós mulheres,
fazemos a diferença porque somos multitarefas, persistentes, criativas
e, claro, mais sensíveis, impactando em melhores relações na liderança”
conta Caroline.
Porém,
mesmo se destacando na área o preconceito ainda está muito atrelado ao
estereótipo do gênero na sociedade, influenciando na percepção das
habilidades e competências das mulheres. A diretora comenta que isso é
ainda mais forte no setor da logística, que é uma área de especialização
dominada por homens, e acredita que o seu crescimento foi resultado de
muita dedicação, compromisso e resiliência.
No
caso da Paula Despinoy, Diretora Sênior de Supply Chain e Procurement
na Wella Company, a presença de mulheres no cargo de diretoria em sua
área, quando se trata de uma empresa voltada para bens de consumo, é
mais comum, mas a busca por espaço e reconhecimento ainda é constante.
“As
indústrias de bens e consumo são mais engajadas em temas como
diversidade, mas isso não significa que a luta para chegar nesses cargos
seja fácil. Hoje me vejo como um exemplo para muitas mulheres, cada
desafio superado é uma oportunidade de quebrar barreiras para as
mulheres que virão depois. Meu conselho é que quando existir uma mudança
a ser implementada, um problema a ser resolvido, abrace a oportunidade
mesmo que assuste.”
Depois
de 14 anos trabalhando com a Wella, passar pelo processo de
independência da empresa foi um dos maiores desafios da diretora, mas
também uma das oportunidades em que mais adquiriu conhecimento. Foi
desafiada a criar processos do zero, que não existiam na empresa, como a
implementação da área de Customer Service. Após esse momento importante
em sua vida, Paula foi promovida e atualmente coordena tanto a divisão
Professional e Retail Hair, como a distribuição física com as novas
operações de importação, transporte e armazém em Minas Gerais.
Diante
desse cenário desafiador, a Wella Company e a ID Logistics reafirmam
seu compromisso contínuo com a promoção da equidade de gênero e o
empoderamento feminino. Ambas as empresas entendem que a verdadeira
transformação acontece por meio da educação, da criação de redes de
apoio e do comprometimento das lideranças femininas em inspirar e guiar o
caminho para as próximas gerações.
A
presidente da Wella Company Brasil, Nathalie De Gouveia, destaca: "Além
de sermos líderes no mercado de beleza, almejamos também liderar na
construção de um ambiente onde as mulheres se sintam valorizadas e
capacitadas. O sucesso de uma empresa não é apenas medido pelos números,
mas pela força e resiliência de sua equipe diversificada."
SOBRE A ID LOGISTICS
O
Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais
operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2023 de 2,75
bilhões de euros. Gerencia 400 sites localizados em 18 países,
representando 8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e África e
empregando 38 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada de
clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico
& picking, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas
comprometidas com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, conta com
mais de 8 mil colaboradores e é comandada pelo Diretor-Geral, Gilberto
Lima. São mais de um milhão de metros quadrados de armazenagem,
destinados à logística de players de grande porte nos segmentos de
varejo, industrial, FMCG, cosméticos e e-commerce em mais de 55 centros
de distribuição. A ID Logistics está listada no Bloco A da Bolsa de
Valores NYSE Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125).
Sobre a Wella Company
Wella
Company é uma das empresas líderes mundiais no segmento da beleza e é
composta de uma família de marcas icônicas, como Wella Professionals,
Clairol, OPI, Sebastian Professional, Nioxin e ghd. Buscando a inovação
que inspira os consumidores e os profissionais da beleza, e que engaja
as comunidades a parecerem, sentirem e serem elas mesmas. Wella Company é
comprometida em construir a melhor empresa da indústria da beleza, onde
os 6.000 funcionários em mais de 100 países possam trazer o seu melhor
para o trabalho. Guiados por seus valores e liderados pelo propósito de
entregar impacto positivo para as pessoas através dos seus produtos e
para o planeta e a sociedade, proporciona crescimento para todos os stakeholders. Para saber mais sobre a Wella, visite www.wellacompany.com e siga no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário