MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de março de 2024

Bunkyo promove exibição gratuita do filme Okinawa Santos

 Você

Bunkyo promove exibição gratuita do filme Okinawa Santos

Um documentário que trata de um assunto doloroso e amargo, que ainda hoje, é pouco conhecido e discutido. O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e a Associação Okinawa Kenjin do Brasil promovem no dia 10 de março (domingo) às 13 horas a exibição do filme “Okinawa Santos”.

Dirigido pelo cineasta japonês Yoju Matsubayashi, a obra fala de um capítulo praticamente apagado na história da imigração japonesa no Brasil. O filme tem como pano de fundo o dia 8 de julho de 1943, após a ordem do governo federal para a evacuação compulsória dos súditos do Eixo da faixa litorânea brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesse episódio, que ficou marcado para sempre na memória das famílias nipo-brasileiras afetadas, 6.500 imigrantes japoneses e seus descendentes que viviam no litoral santista, foram obrigados a deixarem suas residências, abandonando todos os seus bens como casas, fazendas e lojas, no prazo de 24 horas.

Eles foram obrigados a sair somente com a roupa do corpo, levando seus filhos e os familiares enfermos. Dentre as famílias deportadas de Santos, mais de 60% eram imigrantes originários de Okinawa, província localizada ao Sul do Japão.

80 anos depois, as memórias seguem vivas. O diretor Matsubayashi gravou 186 horas de depoimentos dos sobreviventes desse episódio, chamado de “Incidente de Santos”, e o filme será exibido com legendas em português, com entrada gratuita.

Sobre o Bunkyo

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, com o objetivo de representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida por voluntários, responsável pela manutenção do Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e o Parque Bunkyo Kokushikan. Saiba mais em www.bunkyo.org.br.

Serviço:

“Okinawa Santos – O lado obscuro da história oculta da imigração”.

Filme Legendado em português.

Data / hora: 10 de março (domingo), às 13h.

Local: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Rua São Joaquim, 381, Liberdade/SP – Grande Auditório (Próx. ao metrô São Joaquim)

Estacionamento (terceirizado): R. Galvão Bueno, 540

Realização: Centro de Estudos Nipo-Brasileiros | Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo | Associação Okinawa Kenjin do Brasil
.

Apoio: Centro de Pesquisas da Imigração Okinawana no Brasil, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Diário Brasil Nippou, Utiná Press, Nippon Já.



Contatos para imprensa:

Erika Yamauti - erika@asteya.com.br - (11) 9-9727-3983 - bit.ly/erikay

Nenhum comentário:

Postar um comentário