MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de março de 2024

Arqueiro baiano revelado em projeto militar busca projeção no Meeting Paralímpico Loterias Caixa na BA

 


Fábio Ferreira de Araújo começou no esporte por meio de programa do Comitê Paralímpico Brasileiro destinado a militares e agentes de segurança pública com deficiências; competição acontece pela primeira vez na capital baiana e reunirá 142 competidores neste sábado, 16, em três modalidades: tiro com arco, natação e atletismo

Fotos: Getty Images CPB 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Salvador (BA), realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que acontece neste sábado, 16, servirá para o arqueiro baiano Fábio Ferreira de Araújo buscar melhores colocações no ranking nacional na categoria arco recurvo, sua principal prova na modalidade. Será a primeira vez que a competição acontece na capital baiana e reunirá 142 competidores em três modalidades – além do tiro com arco, haverá provas de atletismo e natação. As disputas na capital baiana serão válidas pelas Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e dos Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB).A Vila da Polícia Militar receberá 98 inscritos do atletismo e 13 do tiro com arco. Já a Piscina Olímpica da Bahia contará com 31 nadadores.Fábio era policial militar quando teve diagnosticada uma paraplegia depois de sofrer um tiro na medula em um confronto em 2015. Após a recuperação, recebeu um convite de um colega para competir no Camping Militar em Fortaleza em 2022 para conhecer duas modalidades paralímpicas: tiro com arco e tiro esportivo. "Eu me apaixonei logo no primeiro contato com o tiro com arco. Depois conquistei dois títulos do Campeonato Baiano da modalidade e a primeira colocação das Paralimpíadas Militares de 2023", revelou o Sargento Araújo, como é conhecido o atleta que estreou na competição quando tinha 45 anos.O Camping é um projeto do CPB destinado a militares e agentes de segurança pública com deficiências. Seu principal objetivo é apresentar o Movimento Paralímpico, por meio das modalidades tiro esportivo e tiro com arco, como uma ferramenta de aprimoramento de qualidade de vida, além de detectar possíveis talentos esportivos e proporcionar uma rotina de alto rendimento aos participantes.O bom desempenho fez Araújo ser selecionado para a 2ª Clínica de Acesso ao Alto Rendimento em tiro com arco do ano passado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, projeto do Comitê que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento esportivo de atletas que demonstraram potencial de crescimento no esporte."Tive o apoio da PM da Bahia, que me disponibilizou cadeira de rodas e arco novos. Esses equipamentos me possibilitaram atingir meus resultados na modalidade. Sou o atual líder do ranking baiano do tiro com arco indoor e no outdoor iniciante 30 metros. Agora vou buscar melhorar minhas marcas para evoluir ainda mais no cenário nacional", finalizou. Além da competição em Salvador, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa também terá uma etapa em Campo Grande no sábado. A capital mato-grossensse vai receber 136 competidores para disputa de atletismo, natação e tiro esportivo.

Meeting Paralímpico em 2024A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

ImprensaOs profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Salvador podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na entrada do local para a retirada dos coletes de imprensa.

ServiçoMeeting Paralímpico Loterias Caixa de SalvadorData: 16 de março, a partir das 8h 

NataçãoLocal: Piscina Olímpica da BahiaEndereço: Avenida Mario Leal Ferreira, S/N, Engenho Velho de Brotas – Salvador

Atletismo e tiro com arcoLocal: Vila da Polícia Militar da BahiaEndereço: Travessa Augusto de Mendonça, S/N, Boa Viagem – Salvador

PatrocíniosAs Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário