Infraestrutura de software “Muralha Digital”, que realiza o cercamento de núcleos urbanos e cruza milhares de dados em segundos, pode chegar a mais de 450 municípios por meio da rede de fibra óptica da operadora
São Paulo, 11 de março de 2024 – A Alloha Fibra, maior provedora independente de fibra óptica do Brasil, acaba de realizar uma parceria com a Sentry, plataforma de software SaaS de inteligência aplicado à segurança pública, para levar o sistema “Muralha Digital” às cidades brasileiras que dispõem de conexão com sua rede de fibra óptica. O projeto tem potencial para atender mais de 450 municípios brasileiros e tem como meta crescer mais de 50% no ano de 2024.
A “Muralha Digital” emprega dispositivos de capturas de vigilância posicionadas nas entradas e saídas das cidades para registrar imagens e dados dos deslocamentos veiculares, resultando em uma extensa base de informações para as forças policiais, tais como a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A tecnologia utiliza big data, algoritmos e inteligência artificial e, com essa quantidade significativa de indicadores, a plataforma tem a capacidade de analisar o comportamento de veículos, cruzando essas informações com boletins de ocorrências, sendo possível a identificação de automóveis roubados ou furtados em tempo real ou até mesmo, através de seus algoritmos, identificar veículos sem restrições suspeitos de serem utilizados em cometimentos criminais.
Recentemente a Alloha Fibra e a Sentry fecharam um acordo de cooperação com a prefeitura da cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para implementar o projeto. A iniciativa fará uso da infraestrutura da Alloha Fibra, proporcionando altas velocidades de conexão aos órgãos públicos de gestão local. Isso permitirá uma comunicação mais eficiente e o acesso rápido a dados essenciais, fortalecendo assim suas operações de segurança na região e redução da criminalidade.
“A infraestrutura de telecomunicação é um pilar essencial para o desenvolvimento digital dessas cidades. Muitas prefeituras e secretarias de segurança pública já estão apostando nessa tendência, que deve crescer nos próximos anos. Estamos animados com os projetos de Muralha Digital que traz grandes benefícios para os municípios e principalmente para a segurança da população”, afirma Fábio Abreu, VP da vertical do B2B da Alloha Fibra.
O conceito “Muralha Digital” faz referência aos muros construídos na idade média para defender os castelos. O CIOSP (Centro Integrado de Segurança Pública) do Programa Vigia Mais MT investiu R$30 milhões para a instalação de 15 mil câmeras nos 141 municípios de Mato Grosso para reforçar a proteção em todo o Estado através da integração com a “Muralha Digital”.
Além disso, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, apresentou uma redução em 60% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos no primeiro ano de implementação da plataforma.
“Para nós, a entrada da Alloha em projetos de Smart Cities mostra mais uma vez a capacidade de inovação e visão de futuro do grupo. A capilaridade da rede de fibra é um ativo fundamental na construção de um projeto de cidade segura e inteligente e a capacidade da Alloha de entregar a solução turnkey na modalidade de serviço para o município faz toda diferença.”, afirma Junior Carrara, diretor da Sentry.
Desafios de Segurança
No Brasil, de acordo com o levantamento do ranking anual elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, o país tem dez das 50 cidades mais violentas do mundo, sendo a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a mais insegura do país, segundo dados de 2022.
Sobre Alloha:
A Alloha Fibra é o maior grupo independente de fibra ótica FTTH (Fiber to Home) do Brasil. Com atuação por todo o País, está presente em 280 cidades brasileiras em 22 estados, reunindo 1.5 milhão de clientes no B2B e B2C.
O foco da companhia é levar para o maior número de pessoas, acesso à internet com a qualidade Fibra, contribuindo para a inclusão digital e social do Brasil.
A história da Alloha Fibra teve início em 2018 com a aquisição da Sumicity, um projeto que se provou de grande potencial, bem estruturado e de alcance nacional. As operadoras do grupo atuam de forma independente e atendem os clientes de maneira próxima, garantindo qualidade dos serviços e do atendimento.
No total, a companhia soma 5.000 colaboradores focados em garantir a melhor experiência de fibra para quem utiliza seus serviços, buscando proporcionar a inclusão digital ao redor do País, levando qualidade de conexão aos clientes.
Sobre Sentry:
A Sentry é uma software house fundada em 1987 que atua desde 2002 no mercado de Segurança Pública. Criamos o conceito de Muralha Digital e o sistema está presente em mais de 260 cidades e 9 capitais.
O Objetivo é apresentar um conceito de uso da tecnologia para Segurança pública, baseado na experiência de 20 anos da Muralha Digital Sentry possibilitando a Integração entre Municípios e Estados e compartilhamento de informações entre todas as forças policiais. O modelo de tratamento de dados é centralizado e tem a integração com os órgãos da Polícia e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Muralha Digital utiliza imagens de câmeras de leitura de placas instaladas em todas as entradas e saídas dos municípios ou de regiões estratégicas criando um cercamento eletrônico que registra todo o deslocamento veicular.
A proposta da Sentry vai além das muralhas municipais compostas por câmeras de leitura de placas. O objetivo é propor que as câmeras das instituições privadas integrem com a Central de Monitoramento do município possibilitando uma maior efetividade nas investigações.
A plataforma é composta por algoritmos de inteligência artificial e a Sentry é referência em tecnologia com resultados comprovados na redução de criminalidade.
Informações à imprensa
Loures Consultoria
Bruna Raicoski – bruna܂raicoski@loures܂com܂br – 11 98580-2269
Luci Anunciato - luci܂anunciato@loures܂com܂br - 11 99522-8600
Nenhum comentário:
Postar um comentário