MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 29 de abril de 2023

Riqueza mineira, nióbio é aposta da indústria para reforçar segurança dos veículos

 


Pedro Faria*
pfaria@hojeemdia.com.br
hoje em dia
Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo está sendo testado neste fim de semana em São Paulo (Pedro Faria / Hoje em Dia)

Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo está sendo testado neste fim de semana em São Paulo (Pedro Faria / Hoje em Dia)

São Paulo - Imagine ter um veículo mais leve e, ao mesmo tempo, mais resistente e seguro. É o avanço prometido pela indústria automobilística, para os próximos anos, com a utilização de nióbio, metal encontrado em abundância em Araxá, na região do Alto Paranaíba mineiro, promete inovar na segurança dos veículos.

O nióbio é refinado junto ao aço e o transforma em um produto menos flexível, mais leve e resistente. Em uma batida, por exemplo, isso pode ajudar na absorção de impactos, evitando graves lesões para quem está dentro do veículo. O material está sendo testado em baterias e outros componentes veiculares.

O Hoje em Dia está em Interlagos, São Paulo, acompanhando a segunda etapa da Copa Truck, competição na qual  o primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo, o Meteor Mission Zero, está sendo testado.

Quem explica as vantagens da utilização do metal é o gerente de produção da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Érico França. Ele destaca que o nióbio pode ajudar as empresas a elevarem os níveis de segurança dos veículos nacionais.

“Adicionamos o nióbio no aço, na siderurgia. Assim, ele transforma o aço em algo mais resistente. Você tem um ganho de resistência, o material fica mais forte. Com esse aumento, é possível trabalhar na redução do peso. Você pode manter as mesmas dimensões e aumentar os níveis de segurança. Esse processo também é muito usado em carros de rua que não passam em testes de segurança”, explicou.

Quando se fala em competições, como a que o novo caminhão está sendo testado, qualquer segundo é importante. Por isso, Erico destaca que utilizar o nióbio nos veículos pode diminuir o peso e ganhar performance.

“Numa competição, a segurança é mantida. Então conseguimos diminuir o peso do caminhão. Eu preciso dos níveis de segurança mas, com esse material, eu consigo reduzir o peso. Isso faz muita diferença em uma corrida”, disse.

Tecnologia de usina mineira ajuda caminhão da Copa Truck (Pedro Faria / Hoje em Dia)

Tecnologia de usina mineira ajuda caminhão da Copa Truck (Pedro Faria / Hoje em Dia)

Em Minas, a CBMM mantém uma mina de nióbio, com mais de 2 mil funcionários. A mina é considerada a maior do mineral em todo o planeta.

“Hoje a maior produção de nióbio do mundo está em Minas Gerais. Além disso, somos pioneiros em toda a tecnologia desenvolvida para extrair o nióbio. Nesse caminho, é um projeto que enxergamos a possibilidade de aumentar a aplicação do nióbio e isso viabiliza toda a capacidade da fábrica instalada em araxá”, contou Érico.

*Repórter viajou a convite da CBMM

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