MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de abril de 2023

Metade dos brasileiros diz que Lula fez até agora menos do que se esperava dele

 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto

Maioria acha que Lula começou mal, mas deve melhorar

Nicolas Iory
O Globo

Nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra que mais da metade dos brasileiros considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos do que o esperado em seus três primeiros meses no Planalto.

Segundo o levantamento, realizado entre 29 e 30 de março, são 51% os que dizem que o petista “fez pelo país menos do que se esperava”, enquanto 25% consideram que o mandatário cumpriu as expectativas até aqui e 18% afirmam que Lula superou o que era esperado.

OUTRA VERSÃO – Os dados mostram que, da mesma forma que metade da população esperava mais do presidente até aqui, uma parcela de igual tamanho ainda acredita que Lula fará um governo ótimo ou bom em seu terceiro mandato (50% dos respondentes fizeram essa afirmação). Para 27%, a gestão Lula 3 será apenas regular, e 21% acham que ela será ruim ou péssima.

Também metade dos brasileiros (exatos 50%) acreditam que o petista cumprirá parte de suas promessas de campanha, mas não a maioria. São 28% os que acham que o presidente cumprirá a maior parte daquilo que prometeu, contra 21% que dizem que Lula não cumprirá nenhuma promessa.

Os resultados da pesquisa realizada agora pelo Datafolha convergem com o cenário identificado pelo Ipec no início de março, embora os levantamentos não possam ser diretamente comparados.

MENOS EMPOLGAÇÃO – Ambas as pesquisas mostram que Lula tem um início de governo bem avaliado por cerca de 40% da população, mas empolga menos do que em seus mandatos anteriores na Presidência — de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010.

Os pesquisadores do Datafolha também questionaram os entrevistados sobre o comportamento de Lula em seus três primeiros meses de governo, que tiveram como uma de suas marcas polêmicas como os atritos públicos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e declarações mal recebidas sobre seu sentimento em relação ao ex-juiz da Lava-jato e atual senador, Sergio Moro (UB-PR).

Para 61% dos brasileiros, Lula se comporta como um presidente deveria na maior parte do tempo. O percentual se refere à soma dos 37% que aprovam o comportamento do petista “em todas as ocasiões” e os 24% que concordam com os modos de Lula “na maioria das vezes”. Há 20% de brasileiros que acham que o presidente se comporta bem “em algumas situações”, e 18% dizem que ele não se comporta como um mandatário deveria “em nenhuma situação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário