Iniciativa democratiza acesso à cultura e promove sustentabilidade, com sistema de projeção abastecido com energia do sol
Projeto cultural itinerante, o Cinemóvel Solar CNH chega à Bahia no próximo dia 8 de setembro. No estado serão visitadas duas cidades - Barreiras e Riachão das Neves - nessa primeira semana. Depois, a atração segue para o Piauí e o Maranhão - e volta no fim do mês para São Desidério, novamente na Bahia. Com estrutura montada na carroceria de um caminhão, a atração promove sessões gratuitas de cinema com filmes especialmente escolhidos para agradar a diferentes perfis de espectadores.
Um dos diferenciais da atração é o sistema de projeção. A energia usada é gerada no próprio caminhão, coberto por placas de captação de energia fotovoltaica, e armazenada em baterias com autonomia de até 72 horas. “A intenção é, ao mesmo tempo, facilitar o acesso à cultura e levar ao público uma mensagem sobre a importância da sustentabilidade”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.
As sessões de cinema ocorrem em espaços abertos sempre a partir das 19h. Nas nove cidades visitadas, serão 18 sessões com sucessos como Divertidamente, WALL.E, Mogli: O Menino Lobo, Happy Feet: O Pinguim e Rio.
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem realização do Ministério do Turismo e Magma Cultura, com patrocínio da CNH Industrial e apoio das prefeituras. A programação, que começa no dia 8, segue até 28 de setembro, com a visita a nove cidades: Barreiras (BA), Riachão das Neves (BA), Corrente (PI), São Gonçalo do Gurguéia (PI), Gilbués (PI), Alto Parnaíba (MA), Tasso Fragoso (MA), Balsas (MA) e São Desidério (BA).
Roteiro:
Sessões de cinema sempre às 19h
Barreiras, BA – 8 e 9 de setembro
Riachão das Neves, BA – 10 e 11 de setembro
Corrente PI – 13 e 14 de setembro
São Gonçalo do Gurguéia, PI – 15 e 16 de setembro
Gilbués, PI – 17 e 18 de setembro
Alto Parnaíba, MA – 20 e 21 de setembro
Tasso Fragoso, MA – 22 e 23 de setembro
Balsas MA – 24 e 25 de setembro
São Desidério BA – 27 e 28 de setembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário