Dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil desde 1981, a
Globo deixará de mostrar as corridas da principal categoria do
automobilismo a partir do ano que vem. O contrato com a Liberty Media,
empresa responsável por negociar as exibições, vence no final deste ano e
não foi renovado. Nos últimos meses, a emissora rompeu acordos com
entidades ligadas ao esporte e perdeu direitos de eventos como a Copa do
Mundo 2022 e a Libertadores 2020. Segundo a revista Meio &
Mensagem, a Globo já avisou aos patrocinadores da Fórmula 1 que a
próxima temporada não será mais transmitida pela emissora a partir do
ano que vem. Atualmente, as provas são patrocinadas por Santander,
Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault e TIM. Cada cota de patrocínio da
F1 na Globo foi negociada por R$ 98,950 milhões, segundo o valor de
tabela, que costuma sofrer descontos de até 30% nas negociações.
Considerando o valor cheio, em 2020, a emissora faturou R$ 494,7 milhões
com a categoria. Nos últimos meses, Globo e Liberty Media negociaram a
renovação do contrato, mas não conseguiram chegar a um valor em comum. A
emissora não aceitou pagar o valor pedido pela empresa norte-americana,
fez outras propostas, mas não houve acordo.
Assim como acontece com a Copa do Mundo e a
Libertadores, os direitos da Fórmula 1 são negociados em dólar, moeda
que teve forte valorização frente ao real no decorrer do ano. Desde o
início da pandemia, com cortes nas verbas publicitárias e queda de
receitas, a Globo passou a renegociar direitos de transmissão e
rescindir contratos. A não renovação da F1 também afeta as transmissões
de treinos livres e reprises da Fórmula 1 no SporTV, do Grupo Globo. As
provas da atual temporada continuam sendo exibidas normalmente pela
emissora e pelo canal fechado. No domingo (30), às 10h10 (horário de
Brasília), acontece o GP da Bélgica, com exibição da emissora para todo o
Brasil. Um dos candidatos para a compra dos direitos da Fórmula 1 em
2021 é a Rio Motorsports, que venceu a licitação para construir o novo
autódromo do Rio de Janeiro. A empresa adquiriu os direitos de
transmissão da MotoGP, em março, e repassou aos canais Fox Sports. Até o
ano passado, a MotoGP era exibida pelo SporTV. (Daniel Castro)
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