MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Entenda o que são tecnologias exponenciais e quais as principais tendências dos negócios

ECQ Life Learning

*Georgia Roncon
Tecnologias exponenciais são soluções com enorme potencial de impactar as pessoas e o modo como elas vivem. São produtos ou serviços mais eficientes que as alternativas já em funcionamento e permitem a evolução de todo o contexto em que estão inseridas em longo prazo.
Essa evolução é explicada pela Lei de Moore, cujo nome foi recebido pelo cofundador da Intel, Gordon Moore, que observou a tendência história de duplicação do poder computacional a cada dois anos.
As tecnologias exponenciais são aplicáveis em qualquer área, em âmbito corporativo ou social, no setor público ou privado, para melhorar aspectos relacionados à saúde, mobilidade, educação e segurança, por exemplo. Neste artigo, apresentamos alguns exemplos de tecnologias exponenciais que impulsionam a transformação digital nas empresas. Confira!
Blockchain
O blockchain foi usado primeiramente em transações financeiras com criptomoedas. A tendência para os próximos anos será o uso dessa tecnologia exponencial em processos estratégicos da cadeia de suprimentos, gestão eletrônica de documentos, serviços de manufatura, segurança digital e procedimentos financeiros.
Isso, porque o blockchain garante total confidencialidade aos dados e reduz os esforços despendidos em atividades de rotina, o que reforça a confiança dos usuários em procedimentos digitalizados.
Internet das Coisas
Embora o conceito da Internet das Coisas já tenha alcançado alguns setores do varejo e os processos na gestão da cadeia de suprimentos de algumas gigantes do segmento, onde os ganhos são significativos e justificam o alto investimento em tecnologia e recursos de rede (5G), muitas empresas ainda não compreendem a disrupção desse advento.
Dispositivos de hardware e softwares habilitados a atuarem por meio da IOT poderão atingir um nível máximo de eficiência, suportado pela automatização total dos processos e integração entre sistemas operacionais e gerenciais.
A infraestrutura será formada por sensores, dispositivos vestíveis, assistentes inteligentes, máquinas e equipamentos completamente inovadoras que, por meio do alto processamento de dados, Inteligência Artificial e machine learning, exercerão atividades rotineiras e repetitivas com muito mais eficácia que os humanos e a infraestrutura que conhecemos.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, é um avanço tecnológico que permite a simulação da mente humana. Ela vai além da programação convencional e consegue com a análise de enormes bancos de dados tomar decisões de forma autônoma, decidindo qual caminhos seguir de forma racional.
A AI (Inteligencia Artificial) já está implantada por todos os lugares, mesmo que não seja percebido, como por exemplo: no carro autônomo, em sistemas de diversas empresas, em hospitais, e principalmente na rede social, nos anti-virus e nos buscadores da internet.
Biotecnologia
O envelhecimento da população e a descoberta da cura de doenças que interferem na evolução humana — pelo menos a que planejamos, impulsionam pesquisas dedicadas em biotecnologia. O setor também é movimentado pela possibilidade de desenvolvimento de partes do corpo humano que substituem órgãos e tecidos com problemas, possa curar e prevenir doenças genéticas.
Impressão 3D
A impressão 3D é uma tecnologia exponencial com potencial de disrupção muito além do que as pessoas supõem. Além de transformar a maneira como todos os produtos são projetados, testados prototipados e consumidos, a impressão 3D também pode reinventar processos produtivos e da cadeia de suprimentos.
Uma combinação de infraestrutura formada por tecnologias exponenciais baseadas em nuvem, adaptabilidade social, mobilidade e uma de tomada de decisão orientada a dados provocará as transformações que permitirão a revolução 4.0 e a evolução total do contexto em que estamos inseridos.
Georgia Roncon
Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é  co- fundadora da AGE GROUP, que atua em seguimentos como:  Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.
Sobre ECQ
Os cursos, palestras e sistema de Networking do ECQ Lifelong Learning, são voltados para empresários, CEO’s e líderes em geral e tem como intuito preparar esses profissionais para enfrentar a revolução tecnológica que irá impactar todas as empresas, carreiras e atividades existentes.
Referência em disseminar conhecimento através da inovação, para as mais diversas áreas de atuação, o ECQ tem como missão transformar vidas, carreiras e negócios. Os fundadores, Alexandre Rodrigues e Georgia Roncon, realizam constantes eventos em diversos formatos, seja meet ups ou congressos, com o objetivo de debater sobre os últimos acontecimentos da economia 4.0 com empresários, empreendedores, gestores e estudantes. Para saber mais, acesse o site  - https://ecqonline.com.br/ e também pelas redes sociais @ecqonline_br .



Carolina Lara
carolina@carolinalara.com.br
(13) 3301-1801 / (11) 99140-9229

Nenhum comentário:

Postar um comentário