Especialista compartilha ações que podem ajudar os comerciantes a se organizarem para as principais celebrações deste período

Imagem: Freepik
Com
2025 a todo vapor, muitos varejistas começam desde agora a se preparar
para as próximas datas comemorativas do semestre, como Carnaval, Páscoa,
Dia das Mães e Dia dos Namorados. Adotar estratégias e práticas
específicas para cada um desses marcos ajudará os comerciantes a
impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Para
William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa
especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de
venda (PDV) —, não é cedo demais para pensar no semestre inteiro. “Este é
o momento exato para intensificar as preparações; por isso, é
importante estar atento ao planejamento, garantir presença em diversos
canais, manter uma gestão de estoque eficiente e, acima de tudo, focar
na experiência do consumidor, que é o verdadeiro diferencial”, destaca.
Um
dos primeiros passos para uma gestão bem-sucedida é, de fato, o
planejamento antecipado. Ao identificar as principais datas do segmento,
os varejistas podem criar um calendário detalhado, necessário para
organizar desde as campanhas publicitárias até o gerenciamento de
estoque, evitando imprevistos durante as comemorações.
E
quando o assunto é estoque, a análise do histórico de vendas e das
tendências de consumo serve para prever a demanda com maior precisão,
evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso, que pode resultar
em prejuízos. Diversificar o portfólio também auxilia no atendimento a
diferentes perfis de clientes, ampliando as chances de conversão.
William
também destaca a importância de uma abordagem multicanal, que integra
loja física, e-commerce e redes sociais, oferecendo ao cliente a
liberdade de escolher onde e como comprar. “Além disso, canais rápidos e
acessíveis, como WhatsApp Business e chatbots, aprimoram a experiência e
a velocidade de atendimento, essencial durante os períodos de alta
demanda”, acrescenta.
Outro
ponto é que, embora descontos sejam sempre atrativos nas datas
sazonais, inovar nas ações pode destacar a marca. Oferecer combos,
cashback, sorteios exclusivos ou brindes personalizados para compras em
determinadas faixas de valor são formas eficazes de chamar a atenção e
impulsionar as vendas.
Por
fim, para William, o pós-venda é o segredo para transformar compradores
ocasionais em clientes fieis. “Um atendimento atencioso após a compra,
aliado a ações de fidelização, como cupons de desconto para futuras
aquisições, prolonga o impacto das campanhas sazonais e fortalece o
vínculo com os consumidores durante o resto do ano”, finaliza.
Sobre a VarejOnline
A
VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta
simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente
muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta
de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e
pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em
tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas
administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer
soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane,
Petland, Malwee, Bugbbe, Crocs e entre outros.
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