Pela primeira vez Barbie homenageia duas brasileiras PCDs com boneca feita à semelhança |
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Paola
Antonini e Kelen Ferreira ganham bonecas únicas pelo programa Barbie
Role Model em celebração à amizade ao lado de outras 6 mulheres
inspiradoras ao redor do mundo |
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São Paulo, 4 de março de 2025
– Neste Dia Internacional da Mulher, Barbie reafirma seu compromisso de
celebrar mulheres inspiradoras ao redor do mundo e destacar o poder
transformador da amizade. Este ano, a marca homenageia quatro duplas de
amigas que, por meio do apoio e incentivo mútuo, conquistaram feitos
notáveis. No Brasil, a criadora de conteúdo Paola Antonini e a
profissional de saúde Kelen Ferreira entram para o seleto grupo do
projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo as primeiras brasileiras PCDs a receberem uma Barbie inspirada nelas. |
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A
história de Paola e Kelen é um exemplo inspirador de superação e de
amizade. Em 2014, Paola Antonini teve sua vida transformada ao sofrer um
acidente de carro, que resultou na amputação de sua perna esquerda. Com
resiliência e positividade, tornou-se um símbolo de empoderamento e
inclusão, utilizando suas redes sociais para incentivar milhares de
pessoas a superarem momentos desafiadores. Hoje, Paola tem um instituto
dedicado à reabilitação gratuita para crianças e jovens com deficiência
física. |
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“Ser
uma Barbie Role Model vai além de uma honra — é uma responsabilidade
que me inspira a incentivar outras pessoas a acreditarem no seu
potencial infinito. Sei que os desafios não nos definem, mas nos
fortalecem. Barbie sempre representou um mundo de possibilidades, e
quero mostrar que, com apoio, amizade e autoconfiança, podemos
transformar nossos sonhos em realidade, independentemente dos obstáculos
no caminho. ” afirma Paola. |
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Kelen
Ferreira, profissional da área da saúde, sobreviveu ao trágico incêndio
da Boate Kiss, em 2013, e, devido às consequências do acidente, teve
sua perna amputada. Sua trajetória de superação inspirou uma personagem
interpretada por Paola Antonini em uma série de sucesso lançada em 2023
por uma plataforma de streaming. Durante as gravações, nasceu uma
amizade genuína entre as duas, baseada no apoio mútuo e no compromisso
compartilhado de promover a inclusão e a diversidade. |
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Além
do impacto emocional e representativo da homenagem, a Barbie de Kelen
Ferreira também marca um avanço inédito na linha de bonecas da marca,
sendo uma das primeiras Barbies a ter uma prótese transtibial (abaixo do
joelho) e cicatrizes de queimaduras (além da esgrimista Bebe Vio, com
cicatrizes decorrentes de meningite). Até então, todas as bonecas com
prótese utilizavam um modelo transfemoral (acima do joelho), tornando
essa homenagem um marco para a marca que promove ainda mais inclusão
e representatividade, permitindo que as crianças encontrem infinitas
possibilidades de se identificar com uma boneca, transmitindo a mensagem
de que podem ser o que quiserem, independente dos obstáculos. |
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Além
da dupla brasileira, outras amizades icônicas estão sendo celebradas
pela marca ao redor do mundo, incluindo as medalhistas de ouro da equipe
de ginástica olímpica, Jordan Chiles e Jade Carey (EUA); as atrizes
Hannah Waddingham e Juno Temple (Reino Unido); e as tenistas Evonne
Goolagong-Cawley e Ash Barty (Austrália). |
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"Barbie
homenageia Role Models que romperam barreiras e são uma inspiração para
a próxima geração. Paola Antonini é um exemplo de resiliência; apesar
de seu acidente, ela se tornou um símbolo de determinação e prova que é
possível recomeçar e ainda ser a sua melhor versão. Sua história, junto
com a amizade inspiradora que compartilha com Kelen, destaca como a
união e o apoio entre amigas podem impulsionar mudanças significativas."
afirma Valeria Gonzalez, Country Manager da Mattel Brasil. |
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A iniciativa Barbie Role Models é parte do contínuo esforço da marca por meio do projeto Barbie Brecha do Sonho (Barbie Dream Gap
em inglês). Lançado em 2018, a proposta surgiu a partir de pesquisas
feitas pela marca em parceria com a Universidade de Nova York que
descobriu que, desde a idade de cinco, muitas meninas começam a
desenvolver crenças autolimitantes e pensam que não são tão inteligentes
e capazes quanto os meninos. Por isso, a marca assumiu o compromisso em
gerar iniciativas para eliminar essa lacuna, sonhando grande junto das
meninas, desafiando os estereótipos e ajudando a desfazer preconceitos
que as impedem de atingirem o seu pleno potencial. |
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O
projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya
Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes, da professora Doani Emanuela Bertan, a
cantora IZA, a criadora de conteúdo Maira Gomez e a medalhista de ouro
olímpica e ginasta Rebeca Andrade. |
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Amizade transformadoras entre mulheres |
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Pesquisas
indicam que a amizade tem um papel fundamental na vida das mulheres:
55% da Geração Z e Millennials consideram a amizade mais importante do
que um relacionamento amoroso¹ e mulheres que contam com uma rede de
apoio feminina são 2,5 vezes mais propensas a alcançar um alto
desempenho no trabalho². Ao reconhecer histórias como a de Paola e
Kelen, Barbie reforça a importância de redes de apoio que incentivam o
crescimento pessoal e profissional das mulheres. |
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Para
ajudar meninas a criar e manter amizades duradouras, Barbie se uniu à
Dra. Marisa Franco – psicóloga, professora, palestrante do TED e autora
best-seller – especialista em amizade e pertencimento. A Dra. Franco
compartilhou dicas práticas para fortalecer conexões humanas, incluindo: |
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- Tome
a iniciativa em vez de esperar que alguém se aproxime. Que tal
perguntar: “Quer vir à minha casa brincar com minhas Barbies?”
- Presuma que as pessoas vão gostar de você. Acredite que elas querem ser suas amigas – elas só estão esperando um convite.
- Demonstre carinho e admiração. Toda vez que você faz alguém se sentir especial, você fortalece uma amizade.
- Experimente
atividades novas juntas. Ter uma amiga com quem você senta na escola é
ótimo, mas fazer algo diferente pode aproximá-las ainda mais.
- Escolha qualidade em vez de quantidade. Ter uma amiga verdadeira é melhor do que várias amizades superficiais.
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Além disso, o Barbie Dream Gap Project, iniciativa social da marca voltada para incentivar meninas a sonharem sem limites, inicia uma parceria com Inspiring Girls International
que lançará uma série de vídeos em suas redes sociais, destacando
histórias inspiradoras de jovens mulheres ao redor do mundo e reforçando
a importância da amizade e da comunidade. Neste Dia Internacional da
Mulher, Barbie incentiva melhores amigas de todas as idades a celebrarem
o poder ilimitado da amizade, seja brincando com suas duplas favoritas
de bonecas ou criando histórias inspiradoras de amizade. |
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Sobre Barbie® Barbie
foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel,
que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada,
gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até
então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma
das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando
lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na
última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais
fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a
partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel,
Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e
Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do
cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com
seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de
Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn,
Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly. Por mais de cinco décadas a
boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e
descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de
vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse
popular entre crianças e adultos. Em 60 anos, ela já teve mais de 200
profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas
épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965);
Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992). Clique aqui para mais informações. |
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Sobre Girl Talk A
missão da Girl Talk é inspirar todas as meninas a se tornarem líderes
confiantes por meio da mentoria entre pares. Nosso objetivo é criar um
mundo onde todas as meninas possam viver com autoconfiança, liderar sem
medo e apoiar umas às outras. Ao longo de nossos 22 anos de história,
impactamos mais de 77.000 meninas, ajudando-as a desenvolver confiança,
um senso de pertencimento e um compromisso com o serviço comunitário em
sua jornada de liderança. Nossos programas exclusivos, liderados por
meninas, incentivam pré-adolescentes e adolescentes a fortalecerem sua
autoconfiança, desenvolverem habilidades de liderança e construírem
relações saudáveis, permitindo que alcancem todo o seu potencial.
Acreditamos que, quando meninas são empoderadas e têm acesso às
ferramentas certas para prosperar, toda a comunidade se fortalece. Para
saber mais, visite o site. |
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Informações para imprensa – MATTEL
InPress Porter Novelli
mattel@inpresspni.com.br
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